Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

A ABÓBORA E OS ÍNDICES GLICÊMICOS

Alimentação Animal

Por sintetizarem o que necessitam para a manutenção de sua saúde a partir dos aminoácidos, cães e gatos não precisam de carboidratos em sua alimentação. Entretanto, o seu consumo contribui para o melhor funcionamento do organismo.

Existem opções saudáveis de carboidratos para cães. Para saber se determinado alimento é uma boa opção devemos analisar o índice glicêmico, a digestibilidade e a presença de outros nutrientes.

O índice glicêmico é a medida que avalia a velocidade de absorção dos carboidratos. Esse índice classifica o carboidrato pelo tempo que ele leva para virar glicose (açúcar) no sangue. Alimentos com alto índice glicêmico geram uma descarga grande de insulina pelo pâncreas imediatamente após o seu consumo. A insulina é o hormônio que transporta esse açúcar do sangue para dentro das células, que o utilizarão como energia. A energia excedente será transformada em gordura corporal.

Os alimentos com baixo índice glicêmico causam uma liberação mais gradual da glicose no sangue. Assim, haverá mais tempo para as células consumirem essa energia, diminuindo as chances delas a estocarem como forma de gordura corporal. Além disso, por consequência haverá também uma liberação mais lenta de insulina. Isso ajuda a manter o cão saciado por mais tempo, já que a queda dessa glicose no sangue não é abrupta, porque a insulina está sendo liberada mais lentamente.

Entre os alimentos com baixo índice glicêmico podemos citar: aveia, cevada, cenoura, abóbora, quinoa, fibras vegetais em geral, e algumas frutas como a maçã.

A abóbora tem sido usada como uma ótima fonte de carboidrato para os cães por ser considerada de baixo índice glicêmico. Essa característica a torna um alimento de baixa caloria também. A abóbora possui fibras solúveis, benéficas para a saúde intestinal e que também ajudam a reduzir o índice glicêmico e aumentam a sensação de saciedade.

Além desses benefícios bem interessantes para cães, a abóbora possui altas quantidades de betacaroteno, um dos antioxidantes mais potentes da natureza. Os antioxidantes são substâncias que ajudam a manter o cão saudável ao neutralizar os radicais livres. Os radicais livres são produzidos pelo próprio metabolismo, porém quando se apresentam em excesso são prejudiciais à saúde, causando morte das células e prejudicando as funções do organismo. A abóbora também possui sais minerais como zinco, fósforo, ferro e potássio.

Vale ressaltar que uma refeição pode ter seu índice glicêmico reduzido ao acrescentar proteínas e gorduras, que diminuem o tempo de digestão e absorção dos carboidratos.

E você, está atento a alimentação do pet? Continue acompanhando nosso blog para saber mais!