Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

ALIMENTOS FUNCIONAIS

Alimentação Animal

Hoje podemos ver entre a maioria dos proprietários de Pets uma sincera preocupação em proporcionar bem-estar aos seus animais, e também em melhorar e prolongar a sua qualidade de vida. O cão e o gato cada vez mais são considerados como parte da família, e já está comprovado pela ciência que ter um animal é uma relação de benefícios mútuos.

Essa importância da relação dos proprietários com seus animais para o bem-estar humano tem reforçado, não surpreendentemente, a atenção que tem sido dada sobre estes animais de companhia. E isso se reflete na preocupação com a qualidade da alimentação que oferecemos aos nossos amigos.

A indústria de alimentos para cães e gatos, em particular, tem respondido aos desejos dos proprietários por oferecerem um amplo grau de produtos que não somente suprem as necessidades nutricionais, mas também são designadas para atender um estilo e/ou um estágio da vida do animal, bem como aperfeiçoar as condições associadas com doenças crônicas. Dentro desse contexto, surge então a utilização dos chamados alimentos funcionais.

Os alimentos funcionais são aqueles que, além das suas funções nutricionais, produzem alguns efeitos metabólicos e fisiológicos no organismo. São consumidos em dietas convencionais, mas demonstram capacidade de regular funções corporais de forma a auxiliar na proteção contra doenças. Podem trazer benefícios específicos, graças à presença de ingredientes saudáveis. Em seres humanos, seus benefícios estão sendo estudados em doenças como câncer, diabetes, hipertensão, mal de Alzheimer, doenças ósseas, cardiovasculares, inflamatórias e intestinais.

Para os cães e gatos, muitos nutrientes considerados ‘não essenciais’ agora estão sendo usados na formulação dos produtos por terem um impacto significativo sobre a saúde e bem-estar destes animais. Estudos demonstram efeitos benéficos desses alimentos sobre áreas como a condição de saúde de pele, pelagem, saúde dental, saúde intestinal, envelhecimento e saúde imunológica.

Um bom exemplo da utilização de alimentos funcionais é a adição de vitaminas com ação antioxidante em doses maiores dos que as usuais, com a função de prevenir o envelhecimento celular. Também podemos usar como exemplo os flavonóides, betacaroteno, luteína e ômega 3 e 6 através da inclusão de ingredientes naturais como a cúrcuma, o chá verde , a romã, entre outros.

Diversos estudos demonstram que o envelhecimento, a imunidade, o estado de alerta mental e algumas doenças são uma consequência de efeitos acumulativos e prejudiciais dos chamados radicais livres. A maioria deles é produzida como parte dos processos metabólicos normais do organismo, mas em certas condições, tanto os radicais livres produzidos pelo organismo animal como os que são por substâncias ingeridas, aumentam a ocorrência destas doenças.

O animal possui um sistema elaborado e complexo de defesa antioxidante para tratar e neutralizar esses radicais livres. Entretanto, evidências mostram que existem benefícios quando adicionamos antioxidantes em dietas para dar suporte ao próprio sistema de produção de defesas do organismo, pois a adição de substâncias antioxidantes produz um efeito conjunto no combate aos radicais livres produzidos no organismo. Exemplos de alimentos funcionais são: quinoa, brócolis, coco, cúrcuma, blueberry, romã, laranja, entre outros.

Gostou? Deixe um comentário para nós, queremos saber se nossas dicas lhe ajudaram!