Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

ANIMAIS DIABÉTICOS: O QUE PRECISAMOS SABER?

Saúde Animal

A Diabetes mellitus (DM) é um conjunto de transtornos no metabolismo, com diferentes causas e é caracterizada pelas altas concentrações de glicose no sangue e na urina, quase sempre requer tratamento contínuo pelo resto da vida do animal. A glicose é a principal fonte de energia do organismo, porém, para que a glicose entre na célula e seja fonte de energia, ela necessita da ação de um hormônio chamado insulina. Existem situações em que a insulina não consegue agir, causando resistência insulínica, ou quando há deficiência na produção de insulina, levando às células a não captarem glicose, causando a hiperglicemia característica no paciente doente.

Tanto o cão quanto o gato podem desenvolver DM

A incidência nessas espécies varia de 1 caso a cada 100 animais (1:100) a 1 caso a cada 500 animais (1:500). A doença acomete cães entre 4 e 14 anos de idade, sendo maior entre 7 e 10 anos, principalmente fêmeas. Nos gatos não há idade estabelecida, porém atinge principalmente machos ou fêmeas com idade superior a 6 anos. Gatos castrados tem uma tendência maior a desenvolver a diabetes.

Os principais sinais clínicos

Os principais sinais encontrados em um animal diabético são o aumento na ingestão de água e na eliminação de maior quantidade de urina e com maior frequência, além de maior consumo de alimentos. Ao contrário do que se pensa, animais diabéticos têm uma perda de peso significativa, principalmente no início das manifestações clínicas. Eles podem, ainda, parar totalmente de alimentar-se (anorexia) e apresentar vômito, o que indica um quadro grave.

Tratamento

O diagnóstico e tratamento devem ser estabelecidos exclusivamente pelo médico veterinário.  O tratamento é baseado na aplicação da quantidade e forma correta de insulina, além de dieta específica e exercícios regulares. No início do tratamento, os cães e os gatos necessitam de várias idas ao veterinário até que se estabeleça o melhor controle. Porém, se tratados corretamente, é possível manter uma boa qualidade de vida.

Complicações

As principais complicações em um animal diabético são infecções, obesidade, catarata, desidratação, fraqueza, problemas neurológicos e afecções nos rins. Se não tratados, podem apresentar essas complicações além de diminuir a sobrevida do animal.

O prognóstico depende de um conjunto de fatores, incluindo o comprometimento do tutor no tratamento do cão/gato diabético e até mesmo na capacidade responsiva do organismo de cada animal. Pets com complicações secundárias à diabetes possuem um prognóstico pior. Aliando o cuidado e dedicação do tutor, visitas regulares ao veterinário e resposta de cada indivíduo ao tratamento, animais diabéticos podem levar uma vida saudável.

Se o seu animal apresenta alterações compatíveis com as citadas acima, procure o médico veterinário de sua confiança para que sejam feitos os exames necessários. Quanto mais cedo um animal for diagnosticado, melhores as chances de sucesso no tratamento e menor a probabilidade de desenvolvimento de complicações. Não existe prevenção para a Diabetes mellitus, porém evitar o excesso de peso e manter exercícios físicos regulares podem reduzir as chances do desenvolvimento da doença. 

Amanda Costenaro

Médica Veterinária

Promotora Técnica Intersul – MSD Pet