Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

BOLAS DE PELO: POR QUE ACONTECEM E COMO PREVENIR?

Saúde Animal

Se você tem ou já teve gatos, com certeza já se deparou com seu gato “tentando” vomitar, por vezes parecendo que está engasgado, e provavelmente já encontrou alguns vômitos pela casa contendo alguns pelos. Gatos podem vomitar por diversos motivos, mas um deles pode ser a famosa “bola de pelo”. Mas afinal, por que os gatos vomitam essas bolas de pelo?

Os gatos realizam a sua higiene através da lambedura. Esse hábito ajuda na remoção dos pelos mortos, sujeira, e auxilia no controle de ectoparasitas. Esses pelos removidos acabam sendo ingeridos pelos gatos, mas nem todo esse pelo consegue ser eliminado pelas fezes, acabando por se acumular no sistema digestivo, formando as famosas bolas de pelo, ou “tricobezoar”. Esses pelos no estômago, juntamente com muco e restos de comida, faz com que o animal vomite, na tentativa de expulsar essa massa. Muitas vezes esses pelos não conseguem ser expelidos e ficam se acumulando, tanto no estômago quanto no intestino dos gatos, e em casos mais graves pode ser necessário intervir cirurgicamente para remoção desses tricobezoares.

Mas afinal, como faço para reduzir os riscos de meu gato ter essas bolas de pelo? A escovação ajuda a remover os pelos mortos e diminuir a ingestão de pelos pelo seu animalzinho. Além disso, você pode oferecer produtos que ajudem na eliminação desses pelos através das fezes, reduzindo o acúmulo deles pelo trato gastrintestinal.

A Agener tem um suplemento pensado justamente para isso, o BALLFREE, um suplemento alimentar rico em aminoácidos, vitaminas, lecitina de soja e extrato de malte. Esse suplemento vai fazer com que esses pelos que estão acumulados se misturem com as fezes, além de facilitar o trânsito desses pelos através do intestino, propiciando sua eliminação normalmente pelas fezes.

BALLFREE é extremamente palatável e bem aceito pelos gatos, e com ele você vai estar ajudando a eliminar as bolas de pelo e também oferecendo um suplemento cheio de vitaminas essenciais para a saúde e bem estar do seu gatinho.