Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Brucelose: um vilão sorrateiro

Saúde Animal

Nos dias de hoje o pecuarista enfrenta inúmeros desafios quando se trata da sanidade do seu rebanho, desafios esses que quando não é dada a devida atenção custam caro ao bolso do produtor de carne e de leite. Para se ter uma noção em uma propriedade com moderada infestação torna-se necessário incrementar 15% a mais na taxa de reposição do plantel anualmente.

A brucelose é uma delas, sendo a Brucella Abortus a mais presente nos bovinos e bubalinos, causando em vacas: necrose em seus placentomas gerando abortos, longos períodos entre partos (PEP), artrites, fetos natimortos, recém-nascidos inviáveis, endometrites, várias repetições de cio dentre outros sintomas. Nos machos pode causar inflamações no sistema reprodutor tais como epididimite, orquite e vesiculite, também podendo causar necrose testicular, artrites e descarte prematuro do reprodutor.

A prevenção desta terrível enfermidade é feita através de várias frentes, sendo elas imunitárias, profiláticas, educativas e de higiene.

A vacinação é a principal maneira de se proteger o rebanho, utilizando a vacina B-19 do terceiro ao oitavo mês. Porém se o animal for vacinado com B-19 após o oitavo mês corre-se o risco de em um eventual exame, ser diagnosticado um falso positivo, formando anticorpos aglutinantes, obrigando legalmente o produtor a descartar este animal. Com a RB-51 a partir dos 3 meses, podendo ser repetida em qualquer momento da vida, não ocorre o falso positivo, por não induzir a formação de anticorpos aglutinantes.

Também deve-se manter uma higiene mínima do espaço em que as vacas vão parir e caso ocorram abortos, realizar o procedimento correto de recolher com luva, incinerar os restos, isolar e desinfetar o local.

Por ser uma zoonose devemos alertar às pessoas que trabalham com bovinos e bubalinos sobre as devidas maneiras de evitar a infecção, sendo elas: utilizar luvas durante a ordenha e auxiliando os partos, não consumir leite cru, consumir carne de procedência (vinda de fornecedores inspecionados), descartar animais positivos, dentre outros.

Para a imunização é necessária apenas uma dose de RB-51, portanto vacine seu rebanho e tenha bons índices de reprodução. A vacina pode ser repetida quantas vezes o produtor ou o médico veterinário responsável, acreditarem ser necessárias.

Para maiores informações entre em contato com um promotor Intersul/MSD e tire todas as suas dúvidas.