Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Cães ficam gripados?

Saúde Animal

Infelizmente sim! A traqueobronquite infecciosa canina ou gripe dos cães como é popularmente conhecida pode acometer animais de todas as raças e idades e é altamente contagiosa. Saiba agora tudo sobre a gripe canina e mantenha seu melhor amigo protegido.

O que é?

Trata-se de uma doença infecciosa aguda causada por diversos agentes, sendo os mais comuns o vírus da Parainfluenza canina e a bactéria Bordetella bronchiseptica, estes podem atuar isoladamente ou em conjunto causando nos animais problemas no trato respiratório.

Os sintomas podem surgir de forma súbita nos animais, e de forma geral, não costuma pôr em risco a vida dos acometidos, porém, se não acompanhadas podem evoluir para quadros graves, como de pneumonia por exemplo.

Como ocorre o contágio?

A gripe canina é altamente contagiosa e pode afetar os animais ao longo do ano todo. A transmissão ocorre através do contato com animais contaminados ou até mesmo o compartilhamento de bebedouros e potes de ração. Locais com agrupamento de animais como praças, parques ou locais que não possuem ventilação.

O contágio se dá de animal para animal, ou seja, o tutor não corre nenhum risco de transmitir ou se contaminar pois não se trata de uma zoonose.

E quais os sintomas da gripe canina?

O sintoma mais comum da gripe canina é a tosse seca, que muitas vezes pode ser confundida com um engasgo, em alguns casos pode ocorrer expectoração de muco, esse pode passar despercebido pois na maior parte dos casos o animal acaba engolindo. Geralmente o animal permanece alerta e não possui perda de apetite.

Em alguns casos essa infecção pode ocorrer de forma mais severa levando o animal a ter febre, perda de apetite e pneumonia. Esta geralmente ocorre em animais sem vacinação específica para os agentes causadores.

Como se diagnostica?

O diagnóstico deve ser feito obrigatoriamente por um médico veterinário. Ao notar os primeiros sintomas no seu amiguinho leve-o imediatamente para que ele seja submetido a uma avaliação e acompanhamento para que a mesma não evolua para sintomas graves.

Como prevenir?

A prevenção é sempre a melhor escolha para todas as doenças de caráter contagioso e para a gripe canina não poderia ser diferente.

A higienização de locais com grande fluxo de animais se faz indispensável, principalmente se houveram animais contaminados ou com suspeita. Alimentação de qualidade, fornecimento de água limpa e fresca, aplicação de antipulgas e vermífugos com periodicidade fazem com que a imunidade do seu animal não seja afetada e auxiliem no combate dos agentes.

A vacinação dos animais é fundamental pois ela reduz a sintomatologia, evitando assim casos graves da doença. No mercado, atualmente, existem diversas opções de vacinas, uma delas é a vacina intranasal, como a Nobivac KC , com ela seu animal não precisa levar injeções que muitas vezes são desagradáveis, além de ser uma dose única anual que protege rapidamente contra os principais agentes causadores da gripe citados acima.

Procure o médico veterinário responsável pelo seu amiguinho e previna hoje mesmo seu animal desta e outras doenças que podem o acometer.

Caroline Mazzochi Sutili

Médica Veterinária

CRMV-RS 19500

Promotora técnica Intersul – MSD Saúde Animal