Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

CLOSTRIDIOSES

Saúde Animal

As clostridioses são intoxicações causadas por bactérias anaeróbicas (gram positivas) do gênero Clostridium e estão classificadas entre as comorbidades que mais matam os ruminantes no Brasil, assim, causando grande prejuízo econômico para o pecuarista. Estas bactérias possuem a habilidade de se manter em forma de esporos sendo potencialmente infectantes no solo durante longos períodos, sendo assim, um risco para os animais e para os humanos.

As clostridioses podem ser classificadas em grupos distintos:

BOTULISMO E TÉTANO: estas intoxicações afetam em sua maioria o sistema nervoso (Clostridium botulinum tipos C e D, e Clostridium tetani).

CARBÚNCULO SINTOMÁTICO (também chamado de “manqueira” ou “mal-de-ano”) e GANGRENA GASOSA: esta classe atinge principalmente a musculatura e tecido subcutâneo, e, por consequência, bacteremia e toxemia (Clostridiumssepticum, Clostridium sordelli, Clostridium novyi tipo A, Clostridium chauvoei e Clostridium perfringens tipo A).

O Botulismo acontece pela ingestão da toxina pré-formada, quando o animal ingere carcaças, alimentos em processo de decomposição ou tem acesso à água contaminada, atinge bovinos, caprinos e ovinos. Já o tétano é uma doença geralmente letal, pois atinge o sistema nervoso rapidamente. A porta de entrada é através de ferimentos e os principais sintomas são rigidez mandibular, tropeços durante a movimentação, orelhas em pé, timpanismo, rigidez nos membros (posição de cavalete). 

A Gangrena gasosa também é conhecida como Edema Maligno, sua transmissão também se dá por meio de ferimentos na pele, membranas e mucosas ou contato com fômites contaminados, como por exemplo, agulhas. Os animais atingidos podem ser de qualquer faixa etária e geralmente não há recuperação. O Carbúnculo Sintomático é uma doença que atinge os músculos do animal por meio da corrente sanguínea, em aproximadamente 80% dos casos os animais acometidos possuem de 6 meses à 2 anos e meio e a morte, em 100% dos casos, são rápidas e ocorrem de 12 a 48 horas após a infecção.

O controle destas doenças é impossível de ser realizado através de tratamento não evolui bem e o óbito do animal geralmente é muito rápido, por isso deve-se ter muita atenção nos rebanhos. A vacinação preventiva de todo o rebanho bovino é a principal medida a ser tomada através da confecção de calendários sanitários para o rebanho. Além disso, outras formas de se proteger é realizar a higienização de materiais utilizados nos manejos e higienização de instalações, além de fornecimento de água de boa qualidade.

Vacinas disponíveis:

Covexin 9: indicada para imunização de bovinos, ovinos, caprinos e coelhos, na profilaxia das doenças: carbúnculo sintomático, gangrena pós parto, hemoglobinúria bacilar, edema maligno, hepatite necrosante, enterotoxemia, doença do rim polposo, morte súbita e enterotoxemia hemorrágica.

Bovilis Poli Star T: indicada na prevenção de clostridioses de ovinos, caprinos e bovinos, contra carbúnculo sintomático, gangrena gasosa, disenteria dos cordeiros, hepatite infecciosa necrosante, gastrite hemorrágica, síndrome da morte súbita, enterotoxemias, tétano e botulismo.

Poli Star: indicada na profilaxia de botulismo, carbúnculo sintomático, gangrena gasosa, enterotoxemias, doença do rim polposo e morte súbita.