Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

COMO E QUANDO DESVERMINAR CÃES E GATOS?!

Saúde Animal

As verminoses são um dos problemas mais comuns encontrados em cães e gatos. Os animais podem ser afetados logo após o nascimento através da mãe, ou  até mesmo ao longo de sua vida.

Os sintomas variam de acordo com a idade do animal, tipo de parasita e a quantidade do parasita presente no organismo.

Alguns dos sintomas mais comuns apresentados pelos animais foram: perda do apetite, retardo no crescimento dos filhotes, perda do peso, fraqueza, aumento de volume e dor abdominal, pêlos mais opacos e eriçados, comprometimento no aproveitamento dos nutrientes, diarréia, vômito, anemia e reações alérgicas. Nos casos mais agravados pode ocasionar a morte.

Além de afetarem os animais, alguns vermes de cães e gatos podem parasitar o homem e serem causa de doenças. Os parasitas infectam principalmente as crianças, que geralmente ao levar a mão à boca podem ingerir material contaminado. No homem, esses parasitas podem provocar lesões no sistema nervoso central, fígado, baço e dermatites, dependendo do verme e órgão afetado.

– Prevenção

A prevenção para combater as verminoses é fundamental para a saúde dos animais e proprietários, por este motivo é muito importante o acompanhamento periódico do Médico Veterinário.

Somente o profissional saberá diagnosticar e avaliar de forma correta as condições em que o animal vive e determinar a frequência com que a desverminação deverá ser feita e quais vermífugos devem ser utilizados.

Para prevenir que os filhotes sejam afetados ao nascerem, as fêmeas devem ser vermifugadas após o cruzamento e 10 dias antes do nascimento dos filhotes. Em torno dos 15 dias os filhotes já podem receber a primeira dose do vermífugo.

A dose do vermífugo varia de acordo com o peso do animal, a idade e estado fisiológico, são questões que influenciam e devem ser analisadas.

Higiene é essencial

Além de manter sempre o chão, a casinha, roupas e almofadas limpas, fazer o descarte correto das fezes e a desinfecção do piso regularmente, é essencial para protegê-los dos vermes.

Gostou das dicas da Intersul? Continue acompanhando nosso blog para saber mais!