Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

COMO LIMPAR E HIGIENIZAR AS ORELHAS DO SEU CÃO

Saúde Animal

O ouvido é um dos mais importantes órgãos do cão, não apenas pela sua extraordinária capacidade auditiva, mas também pelo tempo de resposta e equilíbrio. Uma das maneiras de manter a orelha de seu animal de estimação saudável é através de uma boa higiene, então preste atenção a estas dicas para limpar as orelhas do seu cão.

Limpar as orelhas do seu cão, e mantê-las limpas, é importante pois quando elas estão sujas podem se tornar um foco de infecção e impedir a passagem de ar para os ouvidos, o que acaba afetando consideravelmente a audição.

As orelhas podem ser limpas com frequência de 2 vezes por semana com produto adequado e de pH fisiológico do ouvido, promovendo hidratação e higiene para manter um ouvido saudável (orelhas pendulares têm tendência de maior acúmulo de sujeiras e umidade, já os cães com orelhas em pé, seja aconselhável fazê-lo uma vez por semana) e quando você já estiver acostumado a limpá-las, tornar-se uma rotina simples que não causará grande desconforto para seu animal de estimação.

Análise preliminar

Antes de limpar as orelhas do seu cão é aconselhável fazer uma verificação preliminar e procurar por sinais que indiquem que exista algum problema. Então tenha em mente o seguinte:

  • Se seu cão abana a cabeça de forma anormal ou coça os ouvidos com insistência, isto pode sinalizar que ele está sofrendo de alguma infecção. A otite média produz coceira no canal auditivo, portanto o cão vai tentar coçar para aliviar o desconforto.
  • A cor do canal interno do ouvido, quando saudável, é de um rosa pálido. Se estiver apresentando corrimento, parecer irritada, inchada, vermelha ou sangrar, é sinal de infecção ou de alguma outra doença.
  • Apalpe as orelhas do seu cão em busca de lesões, as inflamações, às vezes, estendem-se para o lado de fora do canal auditivo e causam dor.
  • Perceba se seu cão aparenta sinais de dor quando você toca as orelhas ou a cabeça dele.
  • Mau cheiro nos ouvidos ou canal auditivo. Um ouvido saudável não cheira mal, portanto isso é um sinal de alerta.
  • Acumulação excessiva de cera de cor preta.

No caso de seu animal de estimação apresentar um ou mais sinais destes sintomas leve-o imediatamente ao veterinário.

Limpeza da parte externa da orelha

Limpe a parte externa da orelha, que geralmente é peluda, isso não implica maior dificuldade. Use um pano umedecido em água morna com um pouco de shampoo, o mesmo que você usa para banhá-lo regularmente.

Esfregue suavemente, aproveitando para fazer uma relaxante massagem na área das orelhas e na cabeça. Você deve retirar o produto logo depois de ter concluído, para evitar irritação, e secar as orelhas com uma toalha, se for usar secador: em temperatura morna e com distância de pelo menos 30 cm da pele.

Evite a entrada de água no canal do ouvido, pois o conduto dos cães é em formato de “L” o que dificulta sua saída.

Limpeza da parte interna do ouvido

Para a limpeza do interior das orelhas você tem que ter mais cuidado, isso inclui a parte rosa do canal e as áreas internas da orelha. Colocar o produto de limpeza dentro do canal do ouvido, até preenchê-lo totalmente. Delicadamente fazer uma massagem na base da orelha (cartilagem) por alguns segundos e permitir que o cão sacuda a cabeça. Após essa manobra limpe externamente o ouvido com algodão seco (somente onde consegue enxergar) tirando o excesso de produto e secreções que sairão do ouvido.

Você não deve inserir objetos como cotonetes, pois estes podem danificar severamente a audição do animal, causando surdez. Assim que terminar a limpeza, recompense o seu cão se ele tiver se comportado bem, isso vai funcionar como um treinamento para as futuras limpezas.

Estas foram as dicas da Intersul confira mais em nosso blog.