Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Cuide dos olhos do seu cão no verão!

Saúde Animal

Os cães podem apresentar olhos secos por falta de lubrificação, situação muito comum no verão pela ocorrência do calor. Essa falta de lágrimas também pode ser gerada pelos métodos para amenizar as altas temperaturas, como: ar condicionado, intensidade dos banhos em pet shop com utilização de secadores, visitas a praia com presença da areia, e também animais que possuem hábitos de frequentar a piscina.

Além disso, existem raças predispostas genética e anatomicamente a apresentarem os sinais de olho seco, como: Cocker Spaniel Americano e Inglês, Bloodhound, Boston Terrier, Buldog Inglês, Springer Spaniel, Lhasa Apso, Shitzu Schnauzer miniatura, Yorkshire, Pequinês, Samoieda, Pug entre outras. Outros motivos que levam a falta de lubrificação ocular são: envelhecimento, infecções virais, doenças autoimunes, doenças metabólicas, doenças sistêmicas e intoxicação.

Quando se percebe que o cão está com olhos secos, ou seja, sem lubrificação se verifica algum destes sinais ou a associação deles: vermelhidão, desconforto, secreção com ou sem pus, piscar frequente, impulso para coçar os olhos e pode já estar acompanhado ou não da inflamação da córnea.

A redução da lubrificação ocular aumenta a produção de muco. Além disso, a fricção das pálpebras e córnea por falta de lágrimas, favorece a multiplicação de microrganismos predispondo a úlceras na córnea e outras infecções oculares. Por isso é muito importante manter o seu cão com olhos lubrificados, evitando assim os efeitos maléficos da falta de lágrimas ou possíveis doenças que podem afetar a saúde do seu animal.

A Agener União Química possui o colírio Lacri, carboximetilcelulose sódica, na apresentação de 15 mL para ser usado em cães. Utiliza-se uma gota em cada olho afetado quatro vezes ao dia por sete dias consecutivos ou de acordo com o Médico Veterinário. É necessário sempre ter cuidado para que a ponta do frasco não entre em contato com olho afetado para evitar a contaminação durante o tratamento.

Observe o seu cão para verificar os primeiros sinais de qualquer anormalidade. Assim, o seu amigo terá saúde para te acompanhar nos dias de verão e você felicidade em tê-lo ao seu lado. E lembre-se em casos de dúvidas procure sempre um Médico Veterinário.