Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Desafio Silencioso da Pecuária Corte: Verminose

Saúde Animal

As cadeias produtivas de proteína animal avançam e aumentam a sua rentabilidade, focando em planejamento, infraestrutura e aperfeiçoando as boas práticas de manejo.

Para isso, todos os elos da cadeia do agronegócio vêm apostando em tecnologia com o objetivo de aumentar a produtividade e melhorar a qualidade da matéria prima, sobretudo considerando o ambiente e manejo de criação dos animais de produção. Pois, para elevar os índices de zootécnicos e produtivos, além do melhoramento genético, uma das melhores maneira a ser adotada na fazenda é o investimento em ações de manejo sanitário e bem estar animal. Para que tenhamos uma pecuária rentável e com alta eficiência, precisamos estar ciente dos principais problemas que os animais enfrentam desde o nascimento até o fim de sua vida.

A verminose nos bovinos constitui um grande problema sanitário e econômico para pecuária nacional. Bovinos em criação extensiva, a doença se acentua principalmente após o desmame tradicional de outono (6 a 8 meses) de terneiros(as). Com relação a mortes por verminose em terneiros desmamados e não submetidos ao controle parasitário, este índice está entre 10 a 30%, porém quando pensamos em ganho de peso (kg) de terneiros(as) submetidos ao controle de parasitas internos, em comparação aos animais sem controle, pode alcançar até 50 kg/cabeça.

Um dos principais desafios das propriedades produtoras de gado de corte é a escolha do antiparasitário para tratamento e controle dos parasitos internos e externos dos bovinos. Aquele que possui uma ação longa e alta eficiente, possibilitando controle das principais verminoses e bem estar animal.

A MSD SAÚDE ANIMAL sabendo disto desenvolveu, o SOLUTION 3,5%, associação de Ivermectina + Abamectina, ele é um endectocida para bovinos.

É indicado ao combate dos nematódeos gastrintestinais, tais como: Haemonchus placeiCooperia punctataOesophagostomum radiatum e Trichostrongylus axei, tem ação bernicida (Larvas de Dermatobia hominis) e auxilia no controle do carrapato dos bovinos, Rhipicephalus (Boophilus) microplus.

 Aplicação do SOLUTION 3,5% é:http://www.intersulvet.com.br/prd/antiparasitario-solution-la-injetavel-1000ml

  • Somente pela via subcutânea, na dosagem de 1 mL para cada 50Kg de peso.

Carência:

  • Abate –O abate dos animais tratados somente deve ser realizado 92 dias após a última aplicação.

Apresentação SOLUTION 3,5%:

Frascos 50ml, 500ml e 1Litro.

Bruno Melo Pulcinelli

CRMV/RS: 14.400

Gestor Técnico Intersul Distribuidora

FONTE: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/227699/1/DC45Dez2002.pdf