Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Diabetes melittus: com o tratamento adequado, pets não perdem essa luta

Saúde Animal

Diabetes mellitus (DM) é uma doença endócrina crónica que ocorre nos cães e nos gatos. É caracterizada por um aumento da concentração de glicose/açúcar no sangue (hiperglicemia) e presença de glicose na urina (glicosúria) causadas pela falta do hormônio insulina.

Na presença de hiperglicemia, parte da glicose será eliminada na urina, o que provoca um sintoma frequente nos diabéticos: poliúria (excesso de urina). Como o paciente está perdendo água em excesso pela urina, de maneira compensatória ocorrerá a polidpsia (aumento da sede). Pacientes diabéticos também apresentam polifagia (excesso de apetite), porém, apesar da grande ingestão de alimento, perdem peso.

Por vezes surgem complicações como o aparecimento de cataratas, pancreatite, infecções, etc. Estes riscos estão diminuídos se a doença for bem controlada. A diabetes não tem cura, mas pode ser tratada com sucesso. Os cães diabéticos perdem a capacidade de produzir insulina e por isso precisam que esta seja reposta diariamente.

Entre os fatores que podem predispor ao aparecimento da doença podemos citar o excesso de peso, dieta “pobre”, anomalias hormonais, predisposição genética, stress e certos medicamentos, que levam a alterações no pâncreas.

Caninsulin, é a única insulina de uso veterinário no Brasil, portanto, é a insulina de eleição para o tratamento da Diabetes mellitus. A dose e frequência de aplicação deve ser ajustada pelo Médico Veterinário, sendo importante o uso de seringa específica, evitando assim erros de aplicação.

É recomendado que o animal diabético seja acompanhado frequentemente, avaliando sua resposta ao tratamento, como desaparecimento dos sintomas e manutenção/ganho de peso. Além disso, pode ser realizado periodicamente curvas glicêmicas.

A insulina (Caninsulin) deve ser mantida sob refrigeração e aplicada sempre próximo ao horário de refeição do animal, para evitar que ocorra hipoglicemia. A dieta deverá ter elevado teor em fibra, pois minimiza os aumentos do açúcar no sangue após as refeições e ajudam no controle do peso. Deve-se manter a dieta adequada e os mesmos horários todos os dias, de maneira a controlar da melhor maneira a doença.

 

 

Andressa Fontana Gomes

Médica Veterinária – CRMV/RS 15788

Promotora Técnica MSD Saúde Animal – Intersul