Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Diarreia Neonatal

Saúde Animal

Um dos grandes desafios em uma propriedade de leite é a criação da terneira. Nessa fase inúmeros problemas sanitários podem afetar o desempenho zootécnico dos animais e também podem levar ao óbito.

As principais enfermidades que acometem essa categoria são elas: pneumonia, onfaloflebites (inflamação do umbigo), miíases umbilicais, clostridioses, verminoses e a que mais causa prejuízos ao criador é a diarreia neonatal.

Existem vários agentes causadores de diarreias em terneiras que podem ser vírus, bactérias ou parasitas. A principal bactéria causadora de diarreia neonatal é a E. Colli, os vírus são Rotavírus e Coronavírus e os parasitas podem ser Cryptosporidium e coccídios.

O fator determinante um uma criação de terneiras para se ter incidência de diarreia neonatal ou não é o manejo dos animais. Os mesmos devem receber o colostro com qualidade e quantidade nas suas primeiras horas de vida, assim garantindo imunidade contra patógenos, outro fator importante é o ambiente que esses animais vão ser alojados, deve ser limpo, seco e com boa circulação de ar.

Como prevenir a Diarreia Neonatal?

Para a prevenção da diarreia neonatal a MSD Saúde animal desenvolveu a única vacina do mercado que com apenas uma dose previne contra 3 agentes causadores de diarreia (E. Colli, Rotavírus e Coronavírus.), a ROTAVEC CORONA. A Vacina é utilizada nas vacas no final da gestação com o objetivo de produzir imunoglobulinas no colostro que protegem a terneira contra os principais causadores de diarreia. Tem uma grande janela vacinal, deve ser aplicada na dose de 2 ml intramuscular em um período de 3 meses até 3 semanas que antecedem a data prevista para o parto.

Outra solução que a MSD saúde animal trás para o controle de diarreia causada por Cryptosporidium é o HALOCUR. O Halocur é indicado para a prevenção e também para o tratamento da diarreia causada pelo Cryptosporidium. No tratamento preventivo deve-se aplicar pela via oral, no primeiro dia de vida da terneira 2 ml de Halocur para cada 10 kg de peso vivo durante 7 dias consecutivos. Para o tratamento dos animais com sintomatologia clínica de diarreia causada pelo Cryptosporidium devemos iniciar o tratamento logo após o diagnóstico utilizando 2 ml de Halocur para cada 10 kg de peso vivo durante 7 dias consecutivos.

Lembrando que a diarreia é o principal vilão da criação de terneiras e essa enfermidade afeta diretamente a produtividade da futura vaca em lactação. Está com problemas de diarreia neonatal em seu rebanho? Consulte-nos… Temos todas as opções para prevenção e tratamento de diarreia neonatal e a Intersul tem uma equipe especializada prestando consultoria no campo que pode tirar todas as suas dúvidas.