Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Doenças de inverno: como prevenir seu cão?

Saúde Animal

Assim como para nós humanos, os cães também sofrem com as variações climáticas e mudanças drásticas de temperatura. Levando isso em conta, fizemos este artigo para lhe informar quais os principais cuidados que precisamos ter com os cães durante o inverno, focando em identificar e prevenir as doenças.

A traqueobronquite infecciosa canina, por exemplo, é popularmente conhecida como tosse dos canis e, por ser muito comum entre cães, seu contágio é bastante rápido. A doença é provocada por vírus ou bactérias e seus sintomas são tosse e inflamação da garganta. Se negligenciada, a doença pode evoluir para um quadro de pneumonia.

Percebeu como é importante observar seu cão e cuidá-lo desde os primeiros sintomas? Confira alguns cuidados abaixo e prepare-se!

Cuidados recomendáveis para os cães:

Manter as vacinas em dia

Não há melhor forma de prevenção de doenças do que a vacinação. Inclusive, existe uma vacina específica para a tosse dos canis.

Choques de temperatura

De nada adianta você preparar um banho quentinho se na hora de sair o cão levará um choque térmico. Neste caso, é preciso que se tenha um ambiente agradável onde o cão não seja submetido a baixas temperaturas.

Roupas

Essa dica é principalmente para quem possui cães de pelagem curta, observando que muitas vezes o pêlo torna-se insuficiente devido ao rigor do frio. É importante lembrar que durante o inverno os cães ficam mais suscetíveis a adquirir determinadas doenças.

Passeio

Tente passear em horários mais quentes e em locais onde ainda haja sol. Além de ser mais saudável para o cão, será mais agradável para o próprio dono do animal.
O fato do o seu pet possuir uma pelagem não faz com que ele automaticamente deixe de sentir frio, por isso é preciso dedicar um pouco de atenção aos sinais que o animal dá.

Alguns pequenos cuidados básicos que tomamos ou deixamos de tomar impactam drasticamente na saúde e qualidade de vida do seu pet. Não deixe de acompanhar a rotina dele e identificar pequenos sinais que podem trazer indícios de uma doença. Fique atento!