Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Eimeriose, Coccidiose ou Curso Negro

Saúde Animal

A Eimeriose bovina, ou coccidiose, é uma parasitose causada por protozoários coccídeos do filo Apicomplexa, família Eimeridae, gênero Eimeria. Ela acomete principalmente animais jovens, entre quatro semanas até um ano de idade. Esse fato se dá principalmente por compreender um período em que o animal tem menor competência imunológica e os fatores relacionados ao parasito são favoráveis.

O sistema de criação em que o animal vive, tem influência direta. A alta densidade populacional aumenta em muito a pressão de infecção. O animal se infecta quando ingere oocistos esporulados que provem de animais infectados. Essa ingestão pode ser através da água ou de lambedura de instalações. E este é um ponto muito importante a se ressaltar: os animais entrarão em contato com o parasita principalmente quando passam a ingerir quantidades significativas de água – e isso ocorre em torno de 18-20 dias de vida – portanto, sendo esse o período o qual ele ingere os oocistos e se infecta, e em torno de 14 dias demonstrará os sinais clínicos da doença.
Esta é por muitas vezes uma doença silenciosa, nem todos os animais possuem o distúrbio gastrointestinal levando ao principal sinal clínico, que é a diarreia de curso negro (proveniente da grande destruição de tecido intestinal).

Muitos animais, por ter a lesão, passam a ter uma menor absorção a nível intestinal, e por conseguinte tem um menor desenvolvimento. Esse fato se observa muito bem ao desmame, por exemplo, quando observamos animais subdesenvolvidos em relação a outros que foram criados nas mesmas condições, ou então terneiras que não expressam todo o seu potencial genético, acarretando grandes perdas econômicas para os pecuaristas.

Em relação a prevenção da Eimeriose a melhor alternativa é usar medidas adequadas de manejo e o uso preventivo da única molécula que pode combater o coccídeo, que é o Toltrazuril. Além de combater a Eimeriose, também nessa fase podemos fazer o uso de vermífugos, para que possamos controlar as verminoses.

A MSD Saúde Animal tem uma solução completa para esse desafio: Panacoxx®, que tem dupla ação, e é o único que combate a Eimeriose e a verminose em uma só dose. Panacoxx® é uma associação de Toltrazuril e Fembendazole e indicado para uso preventivo e metafilático em bovinos expostos a infecção por Eimeria spp. É Altamente eficaz no tratamento e controle dos principais nematódeos gastrintestinais e na redução da eliminação de oocistos de Eimeria spp e ovos de estrongilídeos nas fezes de bovinos, diminuindo a contaminação ambiental, que é a principal fonte de infecção tanto para a Eimeriose quanto para as helmintoses.