Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Entenda o que é a Otite Canina e saiba como é feito seu tratamento

Saúde Animal

Amanda Costenaro
 – Promotora Técnica MSD Saúde Animal Pet -
 amanda.costenaro@intersulvet.com.br

Quem tem pet em casa sabe como o seu comportamento pode denunciar problemas na saúde. Coceira intensa no ouvido dos cães, por exemplo, pode ser sinal de otite. Quando não diagnosticada e tratada a tempo, a doença, caracterizada por inflamação do conduto auditivo, pode ter fatores complicadores como infecções causadas por fungos e/ou bactérias, que levam à produção excessiva de cerúmen, coceira incessante, além de cheiro forte e desconforto. Em casos mais graves, o animal pode até mesmo perder a audição.

Alguns fatores anatômicos de raças específicas acabam também por contribuir para o aparecimento da otite, como por exemplo a posição pendular das orelhas em raças como Poodle, Shih-tzu, Cocker, Beagle, Golder Retriever entre outros. Isso ocorre pelo fato destas raças possuírem o conduto auditivo comprido e fechado, alterando a temperatura e mantendo úmido o local, favorecendo o desenvolvimento de microrganismos como bactérias e fungos.

Vale ressaltar que quando o cão apresenta algum tipo de processo alérgico, como a atopia, maiores são as chances do aparecimento da otite. Além disto, corpos estranhos, pólipos e acúmulo de água durante o banho também podem acabar resultando em otite.

Sintomas

Balançar a cabeça com frequência, coceira incessante, lesões – inclusive na parte externa das orelhas – cabeça inclinada para o lado e mau cheiro estão entre os principais sintomas da otite canina. Ao notar qualquer um dos sinais, procure um médico-veterinário. Quanto antes o problema for diagnosticado, maiores são as chances de sucesso no tratamento do problema.

Tratamento

Quando o cão é diagnosticado com otite externa leve, o tratamento é feito em casa com a limpeza do ouvido e aplicação tópica de medicamentos específicos para resolução do quadro. Em casos mais graves, medicamentos orais também podem ser associados ao tratamento.

Porém, vale ressaltar que o tutor é parte fundamental no sucesso do tratamento de seu pet. É seu dever limpar e aplicar a medicação na dose e frequência correta para que os sinais clínicos diminuam ao longo dos dias, até que chegue ao fim o tratamento estipulado pelo médico-veterinário.

Caso o tratamento não seja feito da forma correta, a otite pode ser agravada, levando até mesmo a surdez e distúrbios neurológicos no animal. Cães com otites crônicas e recorrentes têm mais chance de desenvolver otite interna e resistência aos antibióticos utilizados para o tratamento. Porém, existem no mercado medicamentos com composição e tecnologia distintas, que permitem tratamentos mais rápidos e eficazes.

Prevenir é melhor que remediar

A otite externa pode ser prevenida por meio da limpeza dos ouvidos de seu cão com produtos adequados. Mas vale ressaltar que a limpeza com frequência maior do que a indicada também é prejudicial, pois acaba retirando as defesas naturais do organismo. Cães com pelagem longa devem ter os pelos do conduto auditivo aparados.

Na hora do banho, evite a entrada de água no ouvido do pet por meio da introdução de um pedaço de algodão seco, que deve ser retirado imediatamente após o procedimento. Atente-se a secagem também e não deixe o seu amigo molhado.

E não se esqueça: em caso de dúvidas, procure um médico-veterinário.