Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Gripe canina: o que é e como prevenir?

Saúde Animal

Você já ouviu falar que os cães também ficam gripados? Nessa época do ano é comum iniciar a campanha de vacinação contra a gripe em humanos, então podemos aproveitar e proteger nosso melhor amigo também. Embora a doença possa acometer os cães o ano todo, essa condição é considerada de caráter sazonal, ocorrendo mais comumente em meses frios (outono e inverno).

A traqueobronquite infecciosa canina, popularmente conhecida como Tosse dos Canis, é uma doença de caráter agudo, altamente contagiosa, que acomete particularmente as vias aéreas superiores dos cães.

Geralmente a doença aparece de forma súbita e tem como principal sintoma a ocorrência de tosse seca associada a dificuldade respiratória, que aumenta com a realização de atividades físicas, excitação ou pressão sobre a traqueia. A tosse muitas vezes é acompanhada de mímica de vômito.

Pode ser causada por agentes bacterianos e virais, isolados ou de forma combinada, dentre os quais o mais importante e frequente é a Bordetella Bronchiseptica.

A maior incidência é em animais que frequentam lugares com alta densidade populacional, como parques, canis, hotéis, pet shops e clínicas.

A forma de transmissão mais comum ocorre através do contato direto entre os cães, pelo ar ou através de secreções respiratórias. Porém, também pode ocorrer pelo contato indireto, por exemplo, através do compartilhamento de potes de comida ou água. Fatores como idade (filhotes e idosos), estresse, desnutrição e enfermidades crônicas podem contribuir para o agravamento da doença.

Mas a notícia boa é que podemos prevenir! Existem vacinas disponíveis no mercado que protegem o animal por 1 ano, sendo necessária apenas a revacinação anual. A vacina (Nobivac KC) é aplicada dentro da narina do animal, então ele não sente dor nenhuma no momento de aplicação. E se você vai viajar de última hora e precisa deixar seu animalzinho hospedado em um hotel, pode vacinar ele poucos dias antes, pois com esta vacina o animal estará imunizado em até 72 horas.

De forma ideal, todos os animais devem ser vacinados e viver em instalações com condições adequadas de higiene e ventilação. Em caso de animal infectado, deve-se manter isolado dos demais animais enquanto estiver em tratamento e fazer a limpeza e desinfecção de fômites (pratos, bebedouros, etc)

 

Andressa Fontana Gomes

Médica Veterinária – CRMV/RS 15788

Promotora Técnica Intersul – MSD Saúde Animal