Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

HIDRATAÇÃO DE PELO E PELAGEM

Saúde Animal

Uma das principais funções da pele do cão é evitar a perda de água do corpo para o ambiente. Existe basicamente duas camadas na pele, a camada mais profunda, chamada derme, que tem a função de nutrir e umidificar a pele de dentro para fora, e a camada mais externa, a epiderme, com a função de proteger a pele contra agressões físicas e químicas externas. Todavia, a proteção é prejudicada quando o animal é exposto a ambientes desfavoráveis, como passeios no sol, muito tempo exposto ao vento, água com cloro da piscina, água salgada do mar e até mesmo produtos (shampoo) inadequados utilizados no banho.

Não é apenas os humanos que precisam ter cuidados com cabelos e pele após o verão, os animais também precisam, para evitar danos. Alterações comum observadas são:  ressecamento da pele, alteração de cor e perda de brilho dos pelos. Uma pele exposta a alterações climáticas como sol e vento, tende a perder maior quantidade de água para o ambiente, pois sua camada córnea (camada mais superficial da epiderme) fica danificada e a pele fica ressecada e com descamação e irritação, coceira e posteriores problemas mais graves.

Além disso, é totalmente inadequado a utilização de produtos da linha humana em animais, pois os animais possuem o Ph da pele diferente do Ph da pele humana, além de ter a pele mais sensível. Por esse motivo, o uso de produtos não veterinários poderão causar alergias ou até mesmo alterações dermatológicos severas em animais.

Como podemos identificar uma pele ressecada (xerótica)? É aquela pele sem brilho, pelo opaco, animais que tem prurido frequentemente, pele avermelhada e posterior quebra da barreira imunológica que protege a pele dos animais.

Para evitar a desidratação da pele e do pelo é importante a ingestão de água frequentemente e sempre água limpa a fresca. No momento do passeio com o pet é importante hidratar os coxins e cotovelos com produtos adequado, como por exemplo Revipel, passando uma fina camada antes se sair para o passeio, pois as patas e cotovelos sofrem com o atrito no chão e temperaturas mais altas.

Animais que tiveram contato com cloro da piscina ou água do mar é necessário banho para tirar o excesso de cloro ou sal. Com o clima seco é importante aumentar a frequência dos banhos. A indicação é utilizar shampoo especifico para pele sensível, como o Dermogen, pois devido sua nanotecnologia ele fara a hidratação da pele de dentro para fora, ou seja, da camada mais interna para a camada mais externa, essa hidratação é feita através de vitaminas e omegas necessários para pele e pelo do seu animalzinho. Esses banhos podem ocorrer na frequência de dois banhos por semana. O Dermogen é um produto a base de ácido lático, glicerina, germe de trigo, queratina e lipossomos, componentes necessários para manter a pele limpa, hidratada e protegida.

Somente os banhos e as tosas não são capazes de deixar os pelos dos cãezinhos sedosos, brilhosos e bonitos, por isso é necessário a hidratação. Existem alguns produtos para a hidratação, como leave-in, ampolas e hidratantes como Hidrapet que é um creme pós banho sem enxágue, indicado para hidratação da pele e pelo de cães e gatos, ele retém a umidade e mantém a hidratação e flexibilidade do pelo pois ele possui na sua composição óleo de macadâmia, ceramidas e silicone que ajudarão nesse processo de hidratação e assim evitando a perda de umidade dos pelos. Para evitar que os pelos embolem e para retirar os resíduos da pelagem o ideal é a escovação do pet pelo menos três vezes por semana, com escova adequada e preferencialmente após o uso do hidratante sem enxague para facilitar a escovação dos pelos.

Lembrando sempre de seguir orientações de profissionais médicos veterinários para melhor resultado na qualidade da pele e pelo dos animais de estimação.