Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

A IMPORTÂNCIA DA SUPLEMENTAÇÃO PARA ANIMAIS DOMÉSTICOS

Alimentação Animal

Animais de estimação precisam de vitaminas ao longo de sua vida, principalmente quando são filhotes, a vitamina é essencial para formação de tecidos e para o crescimento.

Na fase adulta as necessidades mudam um pouco e o que deve ser considerado é a quantidade de nutrientes que o animal precisa para manter as funções metabólicas e o bom funcionamento do organismo.

É muito importante ofertar aos animais uma ração bem balanceada, que seja rica em nutrientes. No entanto, os pets apresentam diferentes exigências nutricionais e estas variam de acordo com a espécie, idade, estado fisiológico, sexo do animal, condições em que vivem e atividades físicas que praticam.

Em animais atletas ou idosos por exemplo, a perda energética é maior e há necessidade de cuidados especiais quanto a suplementação. Suplementos ricos em calorias são indicados para a melhora nutricional de pequenos animais.

Além de estimular o apetite os suplementos otimizam a performance de animais em treinamento e repõe os nutrientes indispensáveis a fêmeas prenhes ou lactantes. Outros tipos de suplementos fornecem níveis recomendados de minerais, vitaminas e aminoácidos que são essenciais para o pet.

Importante: Devem ser utilizados produtos de suplementação exclusivamente desenvolvidos para os animais, pois a administração de vitaminas para o uso humano pode ser perigosa, levando a intoxicação do pet e em alguns casos até ocasionar a morte. Por estes motivos, suplementar a dieta dos animais com produtos de alta qualidade é a melhor alternativa para garantir o bem-estar e todos os nutrientes necessários para animais de estimação.

– Benefícios da suplementação

Os benefícios de uma dieta saudável e equilibrada são inestimáveis. O cão e gato que alimentam-se corretamente certamente irão viver mais e muito melhor. Além de benefícios fisiológicos a alimentação interfere em aspectos estéticos, como no pêlo e no tamanho do animal.

Entre os pontos positivos que estão relacionados a correta ingestão de vitaminas, está uma boa visão, funcionamento do sistema nervoso, contribuição no metabolismo de aminoácidos, gorduras, proteínas e ferro, síntese de hemoglobina, fortalecimento imunológico, fortalece a absorção de cálcio, entre outros benefícios.

A inclusão de probióticos e proteínas de origem animal também são recomendados, porém quando o cão ou gato já estão sendo alimentados com uma ração de alta qualidade e muito bem balanceada, raramente se torna necessário fazer o uso de suplementos.

Quando o animal já recebe a nutrição necessária é bom ter cuidados com a suplementação, para que não ocorra o recebimento exagerado de nutrientes, gerando mais malefício do que benefício.

Suplementos e outros produtos para os pets você encontra aqui na Intersul! Acesse nosso site e acompanhe o blog para saber mais!