Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Importância da vermifugação em cães e gatos

MSD

Entre os cuidados básicos que devemos ter com nossos animais de estimação, a vermifugação periódica de todos os pets da nossa casa é um deles. Ela é indicada não somente quando o cão já se encontra parasitado, mas também como uma medida de prevenção.

É fundamental que o tutor administre vermífugos em seu melhor amigo com a frequência necessária. Não estaremos apenas protegendo o bichinho, mas também toda a família que convive com ele. Muitas das doenças de cães e gatos podem ser transmitidas para os seres humanos, sendo chamadas de zoonoses.

Os parasitas se proliferam com mais facilidade e tem importância clínica maior em filhotes e cães debilitados, porém podem parasitar animais de todas as idades e condições de saúde. No filhote, a transmissão ocorre através da mãe, pela placenta ou durante a amamentação. Sendo assim, é importante também que as cadelas sejam tratadas antes e durante a prenhez, para evitar essa transmissão.

Já em animais adultos, é mais comum a contaminação ocorrer pelo contato direto com fezes de animais parasitados ou pela ingestão de água e alimentos contaminados. Deste modo, animais que andam na rua, frequentam parques, hotéis, locais públicos e lambem tudo o que veem pela frente, tem maior chance de entrarem em contato com ovos de vermes e correm um maior risco de contaminação.

Os sinais clínicos irão depender do grau de infecção do animal, mas os mais comuns são diarreia, presença de vermes nas fezes, perda de peso, diminuição ou falta de apetite, vômitos, queda de pêlo e anemia. Alguns animais podem apresentar tosse e sinais de pneumonia.

A forma de prevenção da verminose em cães e gatos é a vermifugação periódica dos animais. É importante sempre fazer a administração de vermífugos em todos os animais contactantes, ou seja, aqueles que vivem no mesmo ambiente.

O protocolo de vermifugação nos cães deve ser iniciado já no período entre os primeiros quinze e trinta dias de vida, seguindo sempre a recomendação do Médico Veterinário. A frequência dessa vermifugação vai depender do risco de exposição do animal, isto é, animais que têm contato com outros cães e frequentam locais públicos adquirem maior chance de se contaminar do que aqueles que só vivem dentro de casa e não saem para rua, devendo serem vermifugados com maior frequência.

É extremamente importante manter em dia a vermifugação do seu pet, mesmo os animais bem cuidados estão frequentemente expostos a esses parasitas! A MSD Saúde Animal conta em sua linha pet com dois vermífugos: Endal Plus (na apresentação de comprimidos , é um vermífugo de amplo espectro para cães) e Panacur (suspensão, indicado no combate dos principais vermes e da giardíase). Manter o seu pet sempre vermifugado é um gesto de proteção e carinho com ele e com sua família.

 

Andressa Fontana Gomes

Médica Veterinária – CRMV/RS 15788

Promotora Técnica MSD Saúde Animal – Intersul