Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Leishmaniose: Saiba o que é e como prevenir!

Saúde Animal

A Leishmaniose Canina é uma infecção parasitária causada por um protozoário, que ataca o sistema imunológico do animal.

É uma doença que pode ser transmitida do animal para o ser humano, ou vice-versa, sendo o mosquito o vetor. Ou seja, é uma zoonose, que pode levar a óbito tanto o humano quanto o cachorro infectado. Por isso, essa enfermidade é uma questão de saúde pública, que exige o cuidado de todos no combate e prevenção à doença.

Entre os sintomas da doença, podemos destacar as lesões de pele que não melhoram com tratamentos, unhas com crescimento exagerado, lesões em ponta de orelha e emagrecimento. Porém, os sintomas da leishmaniose diferem muito de animal para animal, podendo até ocorrer casos em que o cão não apresenta sintoma nenhum.

A transmissão ocorre através da picada do mosquito Lutzomya longipalpis, popularmente conhecido por mosquito-palha. Ao picar um animal infectado, a fêmea do mosquito ingere a leishmania e transmite para outros animais ou até mesmo para humanos através da picada.

Diferente do mosquito da dengue, por exemplo, o mosquito-palha não se abriga em locais com acúmulo de água parada. Este tipo de mosquito procura matéria orgânica para se abrigar, ou seja, terra, restos de folhas, áreas com arvores, etc.

Como principal forma de prevenção da doença temos o uso de coleiras repelentes, segundo especialistas. A Organização Mundial da Saúde (OMS) indica e recomenda o uso de coleira a base de Deltametrina a 4% (Scalibor). Utilizando a coleira, o animal fica protegido contra as picadas do mosquito transmissor, além de contribuir para a proteção coletiva, causando a morte do vetor.

Scalibor pode ser utilizada em cães a partir de 3 meses de idade, e deve ser trocada a cada 4 meses. Tem efeito contra flebotomíneos (mosquito) e contra outros insetos, como moscas. Além de ser um auxiliar na prevenção de pulgas e carrapatos.

Andressa Fontana Gomes
Médica Veterinária
Coordenadora de Vendas Intersul – MSD Pet