Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

O seu pet está com dor?

Saúde Animal

Essa é uma pergunta que muitos de nós temos dificuldades em responder, quando falamos em dor aguda, onde o pet responde com vocalização( choro ou latido), ficar mais agressivo (tenta atacar o tutor, ou se encolhe, claudica(mancar), nós em geral reconhecemos a dor mais rapidamente, mas quando falamos em dor crônica esses sinais em geral não são tão claros e necessitam de um olhar mais atento. Por exemplo, com a chegada do inverno e temperaturas mais frias, é comum que animais com idade avançada ou predispostos comecem a apresentar dificuldade de locomoção, é necessário também perguntas direcionadas e a avaliação do médico veterinário para que seja possível fazer esse diagnóstico.

Devemos lembrar que nossos Pets não podem nos dizer onde está doendo e quanto dói, numa escala de 0 a 10 como é feito com os humanos, então sinais para que possamos nos atentar seriam o animal estar mais quieto, chorando/gemendo, ou gritando, quando lambem excessivamente uma região, em algumas vezes até mesmo mordem, dificuldade de locomoção, não querer o passeio, mudanças de comportamento como não querer subir ou descer de locais que anteriormente subia, são sinais para ficarmos atentos e procurar o atendimento veterinário.

Existem hoje no mercado, diversos medicamentos para um controle de dor eficiente, como antinflamatórios e opióides, que só devem ser indicados por médicos veterinários. Entretanto, hoje contamos também com uma linha de suplementos que podem ser administrados, que ajudam os pets no controle da dor. Um exemplo desses suplementos é o produto Procart, um suplemento para proteger as articulações dos pets. Pode ser usado em cães e gatos, é a base de condroitina, glicosamina e extrato de yucca, que promove ação anti-inflamatória natural, reduzindo a dor do pet que sofre de problemas articulares.

Possui duas apresentações: Procart 1000 que é indicado para animais de até 10 kg e procart 2100 indicado para animais de até 25 kg. Deve ser administrado diariamente, possui sabor muito atraente para os pets o que facilita a sua administração e o comprimido pode ser partido ao meio para ajuste de dose.

Hoje também dispomos do Omega top 3, um suplemento a base de omega 3, são cápsulas que nessas concentrações das apresentações, possuem também ação anti-inflamatória. Possui uma apresentação de 500mg para animais de até 9kg e uma de 1000mg para animais de até 18 kg. Deve ser utilizado todos os dias e possui um super diferencial de ser filtrado para ter menor cheiro de peixe, para que quando comer o seu pet não fique com cheiro na boca ou pelos.

Com todas essas informações fica mais fácil ficar atento e ajudar nossos pets. Lembre-se que quanto mais cedo for diagnosticado mais fácil é o tratamento da dor e o alívio para o animal, e ao observar qualquer mudança ou sinal diferente leve seu amigo ao médico veterinário.