Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Otite Externa

Saúde Animal

Você sabe o que é otite externa? A otite é um processo inflamatório que abrange a porção externa dos ouvidos de cães e gatos. Ela pode afetar cerca de 5 a 20% dos cães e 2 a 6% dos gatos.

Há vários fatores que podem desencadear a otite, dentre os mais comuns temos: alergias (alimentares e dermatite atópica), anatomia das orelhas, infecções e os ácaros de orelha (sarna otodécica) sendo estes os mais comuns. A presença de algum destes fatores possibilita a propagação de fungos, bactérias e cerúmen, os quais causam as distintas inflamações.

Fique atento aos sinais clínicos que seu pet pode apresentar, tais como: mau cheiro, prurido (coceira), dor auricular, cabeça pendente para o lado, área avermelhada e o aparecimento de secreção amarelada ou marrom escuro, pois estes sintomas podem estar relacionados à otite.

A identificação da causa é essencial para que o tratamento seja bem-sucedido, portanto, leve seu pet para consultas regulares ao seu médico veterinário de confiança, pois somente ele saberá avaliar e realizar os exames necessários para um correto diagnóstico.

A otite externa é muito comum, portanto a melhor precaução é preservar as orelhas limpas, evitando o uso de cotonetes, bem como mantê-las ventiladas (tosada), principalmente nos cães com orelhas pendulares como Basset Hound, Cocker Spaniel, Golden Retriever, Labrador, Poodle, entre outras raças. Sobretudo, evite que a água entre nos ouvidos durante o banho.  

Lembre-se mais uma vez, ao perceber os sintomas procure um médico veterinário e não permita que seu melhor amigo sofra com a dor desconfortante da otite externa!