Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Proteja seu pet contra raiva e ainda ajude a salvar vidas!

Saúde Animal

No mês de agosto, como muitos já devem ter ouvido falar, existe uma crença popular de que é o “mês do cachorro louco”. Historicamente, diz-se que neste mês ocorre um aumento do número de cadelas no cio, em razão do clima, e de machos ficando eufóricos/loucos. Com isso, aumentam as brigas entre animais, e em decorrência disso, é nesta fase do ano em que ocorre a maior propagação do vírus da raiva. Crença popular ou não, a verdade é que nesse mês geralmente ocorrem as campanhas de vacinação contra raiva, e é muito importante entendermos a necessidade e importância de prevenção dessa doença.

A raiva é uma doença causada por um vírus, sendo considerada uma zoonose (ou seja, é transmitida dos animais aos seres humanos), tem evolução muito rápida e não tem cura, levando o animal ao óbito. Acomete mamíferos como cães, gatos, cavalos, bovinos, animais silvestres e humanos.

A principal forma de transmissão da raiva é através da mordida de animais infectados. O cão pode se contaminar ao ser mordido por um morcego ou até mesmo por um outro cão que tenha o vírus na saliva.

A melhor forma de prevenção desta doença é através da vacinação! Aqui no Brasil, a vacinação contra raiva é considerada obrigatória, ou seja, todo cão ou gato deve ser vacinado quando filhote e após isso, revacinado anualmente. Se seu pet entrar em contato com algum animal que possa estar infectado, deve-se procurar o Médico Veterinário imediatamente.

Se seu pet não é vacinado contra raiva, procure seu Médico Veterinário de confiança e proteja seu amiguinho dessa terrível doença. As campanhas de vacinação contra raiva geralmente ocorrem no mês de agosto, porém seu pet pode ser protegido em qualquer época do ano! A MSD Saúde Animal conta no seu portfólio de vacinas com a Nobivac Raiva, uma vacina com proteção superior a recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e que já foi utilizada com êxito em situações de altíssimo desafio (Serengeti – África).

Ao vacinar seu pet com Nobivac Raiva, você não está apenas protegendo seu animal, mas contribuindo com o projeto Afya Serengeti que visa contribuir para a erradicação desta doença e salvar vidas na África, através da doação de vacinas. Ao todo, a MSD já doou mais de 3 milhões de doses. Junte-se a MSD na luta Global contra a raiva!

 

 

Andressa Fontana Gomes

Médica Veterinária – CRMV/RS 15788

Promotora Técnica MSD Saúde Animal – Intersul