Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Tipos de ração: saiba como escolher a ração ideal para o seu pet

Alimentação Animal

Já ouviu aquele velho ditado que diz: “Você é o que você come”? Pois então, o mesmo vale para cães e gatos! Quando o seu pet ingere alimentos de baixa qualidade nutricional ou que não atendam às necessidades específicas do seu animalzinho, isso pode acarretar no desenvolvimento de doenças devido à falta de alguns nutrientes específicos. Isso ocorre devido a um desequilíbrio na dieta do animal.

Os tipos de Ração para cães

Antes de saber qual ração escolher, devemos levar em consideração o grau de digestibilidade das diferentes categorias de rações que temos no mercado. Mas o que é digestibilidade? Nada mais é do que a quantidade do que o animal consegue absorver dos nutrientes que estão sendo ingeridos.

Para facilitar o entendimento, daremos um exemplo: caso o animal consuma uma ração que tenha em torno de 80% (Super Premium) de digestibilidade, de 100g que ele ingerir, 80% ele absorve de nutrientes e o restante (20%) será eliminado pelas fezes. Então vamos dar uma olhada nos principais tipos:

Ração Econômica

Também conhecida como “ração comum”, são produtos de baixa qualidade nutricional, tem grande saída nas lojas devido os baixos preços, mas, tratando-se de saúde, não são muito indicados.

Ração Standard

Possuem um preço acessível, um pouco maior que as linhas econômicas. É classificada como uma ração de qualidade intermediária em termos nutricionais.

Ração Premium

É classificada como uma ração de qualidade nutricional melhorada. Possui uma formulação variável, ou seja, as matérias primas utilizadas na formulação podem ser substituídas de acordo com preço e a disponibilidade dessas matérias primas no mercado. É considerada uma ração com grau de digestibilidade intermediária.

Ração Super Premium

Possuem excelente valor nutricional, com matéria prima de alta qualidade, o que impacta diretamente na digestibilidade diminuindo até a quantidade das fezes do pet.
Apesar de serem rações que, aparentemente, apresentem um custo maior, a relação custo-benefício é ótima, pois o animal, como está absorvendo mais nutrientes, come menos e se mantém saciado por mais tempo. Essa linha ainda possui rações terapêuticas, que são formuladas para animais com alguma enfermidade.

Alimento Grain-Free

São dietas livres de grãos, desenvolvidos respeitando a anatomia e fisiologia dos carnívoros, que, em seu estado selvagem, naturalmente se alimentam de dietas com maior variabilidade de fontes de proteínas, lipídios e baixos teores de carboidratos. Em dietas grain-free são utilizados ingredientes nobres. Além disto, agregam ingredientes funcionais que visam a melhor qualidade de vida e longevidade. Alimentos grain-free são a mãe de todas as tendências atuais do pet food.

Mas qual Ração devo Escolher?

Antes da escolha da ração, devemos levar em consideração a fisiologia e anatomia carnívora dos cães e gatos.

Os carnívoros precisam de uma alimentação com maior índice de proteínas, gorduras e baixo teor de carboidrato, visto a sua dificuldade em metabolizar este último componente. Vale lembrar que uma alimentação com alto teor de carboidrato, a longo prazo, pode predispor o animal ao desenvolvimento de algumas enfermidades. Dentre as mais comuns encontramos a obesidade e diabetes.

Atualmente temos no mercado brasileiro um produto desenvolvido pela empresa italiana Farmina Pet Foods que atende tais necessidades: a linha N&D Grain Free.
A linha N&D Grain Free baseia-se em conceitos básicos da alimentação carnívora como:

  • níveis adequados de proteína e de alta qualidade;
  • baixa quantidade de carboidratos;
  • gorduras de origem animal de fácil assimilação;
  • vitaminas e minerais em quantidades equilibradas, complementadas por frutas, verduras e legumes;
  • essências botânicas com propriedades antioxidantes;
  • ausência de cereais (grãos);
  • livre de transgênicos;
  • ausência de corantes e conservantes artificiais.

 

Alguns cuidados que fazem toda a diferença:

Embalagem

Mantenha a embalagem sempre fechada, pois ela tem a função de manter as características do produto como textura, odor e sabor.

Armazenagem

É recomendado que a embalagem da ração não seja deixada em contato direto com o piso e que a mesma não seja exposta ao calor para que não haja perda de seus propriedades nutritivas. Ofereça sempre a quantidade exata de alimento para seu pet indicado no verso da embalagem para evitar sobras no pote.

Fique atento: mudança nas fezes, na pelagem e na condição corporal podem ser indícios de algum problema alimentar. Observe seu pet, tome cuidados com a saúde de seu cão e consulte sempre um Médico Veterinário. A saúde dele em primeiro lugar!