Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Será que meu pet tem vermes? Descubra os sintomas mais comuns e como fazer a prevenção!

Saúde Animal

Sabemos que os vermes podem causar sérios problemas para os nossos pets, principalmente em filhotes. Como a maioria dos pets é tratada para vermes intestinais nessa fase, muitos tutores acham que não há necessidade de tratamentos posteriores. Infelizmente, isso não é verdade!

Os animais podem ser contaminados simplesmente entrando em contato com superfícies que contenham ovos de vermes (praças, pet shops, calçadas, praia, etc). Por isso, é importante sempre levar seus animais ao veterinário para serem checados para parasitas e também desverminar seus animais de forma preventiva conforme indicação do veterinário.

Quais são os principais vermes que acometem cães e gatos?

– Vermes Redondos (nematódeos): conhecidos também como lombrigas, os principais são Toxocara, Ancylostoma e Trichurisvulpis.

– Vermes Chatos (cestódeos): Dipylidium (transmitido através da picada da pulga) e Taenia.

E como saber se meu pet tem vermes?

Se seu pet apresentar algum desses sinais:

– Vermes e ovos visíveis nas fezes, pelos e na área do ânus,

– Diarreia,

– Pelos opacos, quebradiços e que caem muito,

– Perda de peso (mesmo se alimentando normalmente),

– Barriga inchada,

– Animais que arrastam o bumbum no chão,

– Letargia: pets apáticos, com baixa energia,

– Vômitos.

Se seu cão ou gato apresentar qualquer um desses sinais, é muito importante levá-los ao veterinário o quanto antes, pois apenas um Médico Veterinário pode fazer diagnóstico e prescrever um tratamento para animais doentes.

Lembrando que no inicio da infecção por vermes, os animais normalmente não apresentam sintomas, por isso é importante a PREVENÇÃO!

Precisamos estar sempre atentos aos sinais, pois em casos mais graves de verminoses, os humanos também podem ser contaminados.

Como faço para prevenir o meu pet de contrair vermes?

Para prevenir que seus animais não fiquem infestados por vermes, é importante desverminá-los a cada 3 meses quando adultos e 1 vez por mês quando são filhotes até completarem 6 meses, ou a critério do Médico Veterinário.

Os vermífugos agem matando os vermes que estão presentes no cão e gato naquele momento, eles não têm efeito residual, por isso é indicado administrar vermífugo a cada 3 meses, pois após esse tempo os animais já podem estar com uma carga alta de parasitas novamente.

Preciso mesmo repetir a dose depois de 15 dias?

Sim! Pois os vermífugos só tem ação nos vermes adultos e não nos ovos deles. Após 15 dias, os ovos já viraram adultos e é possível eliminá-los também.

Posso dar qualquer vermífugo?

O ideal é que seja utilizado vermífugos que tenham ação para todos os tipos de vermes (chatos e redondos), como por exemplo, o Helfine Plus Cães e Helfine Plus Gatos, do contrário o tratamento não será completo.

DICAS IMPORTANTES:

– Sempre mantenha limpo o local onde seu animal faz as necessidades, de preferência use um produto específico para esse fim. Como por exemplo, o Hysteril, que realmente mata as

bactérias, fungos e vírus, deixando o local bem limpo!

– Leve seu animal ao veterinário sempre que notar algo diferente, e caso esteja tudo bem, faça visitas anuais ao veterinário quando seu pet já for adulto.

– Mantenha sempre fresca e limpa a água do seu pet,

– Quando levar seu animal para passear, sempre recolha suas fezes,

– Desvermine seus animais adultos a cada 3 meses,

– E por fim, sempre se divirta muito com ele!