Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Terapia de vaca seca

Saúde Animal

O período de lactação de uma vaca leiteira é dividido em duas fases. A primeira fase é a lactante, ela se dá após o fim da gestação com o evento do parto, a segunda fase é o período seco onde a glândula mamária passa por alterações anatômicas e fisiológicas e a produção de leite é encerrada até o evento do próximo parto, essa fase normalmente é de 60 dias mas pode ser alterada conforme o manejo da propriedade ou orientação do médico veterinário.

Durante o período de lactação a glândula mamária fica vulnerável a diversas patologias que invadem o aparelho mamário causando uma inflamação. O sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) é o responsável para evitar essas infecções e se o mesmo não conseguir eliminar completamente essa infecção pode desenvolver um quadro de mastite (inflamação da glândula mamária).

As mastites são divididas em 3 categorias, mastite subclínica, mastite clínica e mastite ambiental sendo causadas por diferentes agentes. Os agentes mais comuns que causam as mastites nas vacas em lactação são Citrobacter spp., Corynebacterium spp., Enterobacter spp., Escherichia coli., Klebsiella sp., Proteus sp., Staphylococcus spp. e Streptococcus spp.

Para o tratamento das mastites podemos utilizar diversos antibióticos que tenham eficácia sobre o patógeno causador e podemos tratar as mastites no período de lactação e no período seco.

Para identificar animais com mastite subclínica podemos utilizar duas ferramentas, a primeira é o teste de CMT (Califórnia mastites test) e o segundo é a avaliação de CCS individual (contagem de células somáticas). A partir do diagnóstico da mastite subclínica devemos estabelecer um tratamento e o melhor momento para tratar a mastite subclínica é no período seco.

Para tratar as mastites subclínicas causadas pelos agentes Citrobacter spp., Corynebacterium spp., Enterobacter spp., Escherichia coli., Klebsiella sp., Proteus sp., Staphylococcus spp. e Streptococcus spp. utilizar o antibiótico  Cepravin, uma bisnaga por teto após a última ordenha da lactação e Mast Seal, selante de teto que funciona como uma barreira física impedindo a entrada de micro-organismos para dentro da glândula mamária e também impede a saída do antibiótico do teto.

O período de carência da Cepravin é de 51 dias + 8 ordenhas totalizando um período de 55 dias, então o leite dos animais tratados só pode ser destinado ao consumo humano após esse período que vai coincidir com a nova lactação.

Para maiores informações sobre o tratamento de mastite subclínica no período seco contate um técnico da Intersul de sua região.