Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Tosse dos Canis

Saúde Animal

Você conhece a importância de vacinar os cães contra a “Tosse dos canis”?

A Tosse dos canis (Traqueobronquite infecciosa canina) é conhecida popularmente por causar uma espécie de gripe, com episódios de tosse seca, associada a dificuldade respiratória e em casos mais graves podendo evoluir para broncopneumonia. É uma doença altamente contagiosa que pode acometer cães de todas as idades no mundo todo.

É uma doença considerada multifatorial por possuir diversos agentes associados no desenvolvimento da infecção, desta forma, podem agir em conjunto ou isoladamente. Os principais agentes causadores são o vírus da Parainfluenza canina (PPIV) e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

A possibilidade de infecção pode ocorrer durante todo o ano, com maior predisposição nos meses frios (outono e inverno). Com isso, a densidade populacional é um dos fatores que estão relacionados a disseminação da doença, portanto, locais com maior número de animais e que possuam contato direto, podem facilitar a contaminação. Outra forma de transmissão são por meio de aerossóis e fômites.

As medidas preventivas são extremamente importantes para a redução da propagação da doença, deste modo, a limpeza completa e desinfecção de canis após surto da doença é imprescindível, além de manutenção da higiene entre os animais, nutrição adequada e qualidade de vida do cão.

Outro fator importante é a VACINAÇÂO. Apesar dos animais vacinados poderem contrair a doença, quando imunizados podem apresentar sintomas leves e de curta duração.

De acordo com os comitês de vacinação mundiais, as vacinas intranasais apresentam uma proteção mais consistente, por desenvolverem produção de anticorpos locais, protegendo o cão e dificultados a propagação do agente. Então realizar o protocolo de vacinação do seu cão é extremamente importante.

Você conhece a Vacina NOBIVAC KC??

O laboratório MSD disponibiliza ao mercado pet a Nobivac KC, destinada a proteção dos cães contra a traqueobronquite infecciosa canina. É uma vacina que promove proteção contra a Parainfluenza canina (PPIV) e a bactéria Bordetella bronchiseptica.

Sua aplicação é em dose única, dentro de apenas uma narina, com o diferencial no volume reduzido em apenas 0,4 ml, diminuindo a chance de espirros durante a aplicação. Além disso, outro diferencial é a segurança da aplicação em animais a partir de 3 semanas de idade, possibilitando a proteção no início da vida do cão, promovendo a proteção em até 72 horas após a aplicação.

A vacinação é a prevenção que o seu pet necessita!

Confie em quem entende de vacinas. O laboratório MSD é LÍDER MUNDIAL em vacinas para pets.

Wesley Alves Trindade

Médico Veterinário

Promotor Técnico Intersul Paraná – MSD Saúde Animal