Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

VACINAÇÃO EM PETS

Saúde Animal

Cães e gatos estão em constante risco de apresentar doenças infecciosas, algumas delas potencialmente fatais, e, somente a imunização contra estas doenças pode proporcionar aos animais a proteção que eles tanto precisam.

Invisíveis a olho nu, os germes estão em todos lugares. Eles são facilmente transmitidos diretamente de animal para animal. Se você pensa que pode prevenir seu pet apenas evitando o contato direto, existe uma grande variedade de formas de transmissão, como o meio ambiente, que você nem percebe que ele está sendo contaminado.

Felizmente há uma maneira segura e confiável de protegê-lo contra as infecções, e proteger você mesmo de ficar preocupado com isso: vacinação!

No começo da vida dos animais, os filhotes são imunes a muitas doenças graças à imunidade que é passada, na sua grande maioria, através do leite da mãe (imunidade passiva). Mas conforme o tempo vai passando, e eles crescendo, esta imunidade do leite vai caindo e eles precisam de uma proteção adicional. E é a vacinação que supre esta necessidade adicional de proteção, criando a imunidade ativa.

As vacinas contêm bactérias e vírus na forma viva atenuada ou na forma inativada (morta). O corpo do animal reage a vacina produzindo células com imunidade específica e anticorpos. Estes, habilitam o sistema imune a reconhecer e encontrar os germes que mais tarde podem invadir e tentar causar uma infecção no corpo do animal. Contudo, para termos uma proteção completa, uma única vacinação não é o suficiente. Em alguns casos a primeira dose apenas estimula o sistema imunológico, e não produz imunidade completa. Além disso, os anticorpos maternos remanescentes podem neutralizar esta dose da vacina. Por isso duas ou mais doses são necessárias algumas semanas mais tarde (totalizando 3 a 4 doses), para dar a imunidade completa que o animal precisa e normalmente resolvendo o problema.

Durante a vida do seu animal, a intensidade da resposta imune que foi induzida pela vacinação vai decaindo e uma nova vacinação contra as doenças deve ser dada, e se feita no período certo, apenas uma única dose do reforço é necessária para que o animal tenha novamente o sistema imune ativo contra as enfermidades.

Mantendo um controle regular das vacinas do seu cão ou gato, você não só estará protegendo ele próprio contra as doenças, mas também estará reduzindo muito os riscos de infecção possíveis que os pets de outras pessoas podem adquirir, assim contribuindo para uma saúde melhor de todos.

Continue acompanhando nosso blog e fique por dentro de mais assuntos!