Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

VERMINOSE EM ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO

Saúde Animal

As verminoses são um dos problemas mais comuns encontrados em cães e gatos. Assim como os humanos, eles também podem ser afetados desde filhotes. É de suma importância dar atenção especial à vermifugação de seu animal, pois além de doenças graves, a verminose pode levar à óbito! Nos cães, os principais vermes encontrados são o Toxocara canis, Toxascaris leonina, Ancylostoma caninum, Ancylostoma braziliense, Trichuris vulpis, Dipylidium caninum e Giardia lamblia.

Os animais infectam-se ingerindo ovos ou larvas em alimentos/materiais contaminados, incluindo as fezes, ou ainda através da ingestão de hospedeiros contaminados, como a pulga, por exemplo. Além disso, os vermes podem penetrar pela pele (bicho geográfico) e até mesmo transmitidos da mãe para o filhote através da placenta ou do leite materno. Já nos humanos, a ingestão de alimentos contaminados ou o contato com animais infectados pode resultar em uma verminose. Vale lembrar que crianças são ainda mais suscetíveis à infecção!

Os vermes são definidos como parasitas que podem causar diversos prejuízos ao ser em que se hospeda, podendo assim interferir tanto na saúde dos cães e gatos quanto do homem. Por isso, é importante observar alguns danos e sintomas causados aos animais parasitados, como por exemplo:

– Magreza, falta de apetite, menor aproveitamento dos nutrientes;

– Retardo no crescimento de filhotes;

– Pelos sem brilho e eriçados;

– Aumento de volume abdominal (barriga abaulada) e dor à palpação;

– Anemia;

– Lesões no trato gastrointestinal (principalmente estômago e intestino);

– Fezes com aspecto diferente, diarreia, vômito;

– Presença de vermes nas fezes.

A prevenção para combater as verminoses é fundamental para a saúde dos animais e tutores, por este motivo é muito importante o acompanhamento periódico do Médico Veterinário. A melhor forma de prevenção é através da vermifugação, prática que deve ser constante na rotina dos tutores. O programa de vermifugação varia conforme a idade do animal:

– Filhotes: devem ser desverminados durante a amamentação e após o desmame;

– Jovens: mensalmente até o 6º mês de vida, com intervalo de 3 em 3 meses;

– Adultos: intervalo contínuo de 3 a 6 meses (para o resto da vida);

– Fêmeas em reprodução: antes do acasalamento e 10 dias antes da provável data do parto.

É essencial que seja feita a desverminação de todos os animais presentes no mesmo ambiente! Algumas medidas de controle podem ser adotadas, com o objetivo de redução das chances de contaminação dos animais e dos humanos. Entre elas, podemos citar o descarte/limpeza das camas dos cães diariamente, recolhimento adequado as fezes dos animais e limpeza de piso com água sob pressão ou vapor. Recomenda-se ainda que as áreas livres sejam de concreto ou de cimento.

Lembre-se: vermes como o Dipylidium caninum são transmitidos aos cães através de ingestão de pulgas, por isso, recomenda-se conjuntamente o controle eficaz de pulgas, utilizando o comprimido mastigável Bravecto™, por exemplo.

Diversos medicamentos estão disponíveis no mercado, tanto comprimidos, como o Endal® Plus, quanto líquidos, como o Panacur®. Porém, vale ressaltar somente o profissional médico veterinário saberá diagnosticar e avaliar de forma correta as condições em que o animal vive e determinar a frequência com que a desverminação deverá ser feita e quais vermífugos devem ser utilizados!