Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Você sabe o que é Verme do Coração?

Saúde Animal

O verme do coração é uma doença que pode matar o seu animal de estimação e para que isso não ocorra precisamos saber um pouco mais sobre esse assunto. Essa doença pode ocorrer tanto no seu cão como no gato e ela é causada pelo verme Dirofilaria immitis.

Esse verme adulto habita o coração do animal e produz larvas que vão para corrente circulatória. O mosquito ingere essas larvas e ao picar outro animal irá infectá-lo, assim as larvas entram na circulação do cão. Um dos mosquitos mais comum que transmite esse verme é o aedes aegypti, a mesma espécie que transmite a Dengue! O período entre o animal ser mordido por um mosquito infectado, até os vermes se tornarem adultos, acasalarem e botarem seus ovos é de cerca de 6 a 7 meses em cães e 8 meses nos gatos.

Sinais clínicos

A maioria dos animais não apresentam sinais clínicos, mas pode se observar perda de apetite, peso, presença de tosse e também a falta de resistência ao realizar atividades físicas. Se você verificar qualquer anormalidade no seu animal de estimação leve ao Médico Veterinário. Ele irá fazer o diagnóstico através de exames especializados para verificar se o animal apresenta ou não a doença.

Prevenção

Existe a prevenção para doença com a utilização de vermífugos. A Agener União, possui um produto eficaz contra as formas larvais até um mês após a infecção prevenindo o desenvolvimento das formas adultas do verme do coração. Esse produto é o Mectimax nas apresentações 3 ou 12 mg. Em casos de vermes adultos ficará a critério do Médico Veterinário a sequência do tratamento.

Para você que gosta e cuida do seu animal de estimação fique atento a essa doença silenciosa e a qualquer alteração leve ao Médico Veterinário.