Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

CUIDADOS COM O PET NO CALOR

Saúde Animal

Com o calor forte do verão, surge a preocupação com a hidratação dos pets! A desidratação pode ter sérias consequências se não for tratada, e para saber se o pet está bem hidratado, é muito importante observar o seu focinho, se está úmido, e a elasticidade de sua pele, ao fazer uma dobra acima do pescoço dele, a pele deve voltar rapidamente ao normal, caso não volte pode indicar desidratação. outro indicativo é a saliva grossa, mas este sinal só ocorre quando o quadro da desidratação já estiver avançado. Em altas temperaturas o cão pode ter um colapso e entrar em choque.

Outros sinais a que deve-se ficar atento é o cansaço, perda de apetite, olhos secos e fundos, nariz e gengivas secas, constipação e em casos mais graves fraqueza e dificuldade de andar.

Quanto menor o pet, mais rápido o quadro pode se agravar. Deve-se oferecer água, porém aos poucos e caso ele rejeite uma seringa sem agulha pode ser usada para ir derrubando pequenos goles de água em sua boca. Brincadeiras com gelo, são divertidas e estimulam a ingestão de água, além de refrescar o pet!

É muito importante o acompanhamento de um médico veterinário para indicar um tratamento com vitaminas ou fluidos adequados quando o animal estiver desidratado.

Os olhos também exigem cuidados especiais! Principalmente em dias quentes, animais que usam secador e sopradores para secagem, aqueles que gostam de curtir o vento no fuço, na janela do carro, e os que ficam no ar condicionado, tendem a ter ressecamento de olhos e podem se tornar úlceras na córnea do olho! Existem colírios lubrificantes que imitam a lágrima natural e que hidratam o olho de cães e gatos, proporcionando conforto no verão e sempre que o pet estiver nessas situações de risco de ressecamento!

Para prevenir desidratação deve-se ter cuidado com os horários de passeio, evitando os horários de  muito calor, manter o ambiente bem ventilado e deixar água à vontade.

Não deixe de acompanhar a rotina do pet e ficar atento aos sintomas. Alguns cuidados por mais básicos que sejam impactam muito na saúde e na qualidade de vida dele!