Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Como o pet adquire raiva e o que fazer para controlar?

MSD

A interação entre os humanos e os animais ao longo dos anos tornou-se uma relação de afeto, transformando-se num ciclo familiar. O modo em que o sentimento existente entre as espécies acontece, faz com que não só os animais, mas os humanos sintam-se completos e felizes.

Contudo, esta aproximação requer atitudes conscientes por meio dos tutores, considerando que os animais necessitam de cuidados ao longo de suas vidas, fazendo com que não apenas os animais, mas os seres humanos estejam sempre protegidos.

Um dos cuidados que devem ser estabelecidos é a vacinação de cães e gatos contra diversas doenças que possam acomete-los e diminuir sua expectativa de vida. Além disso, diversas doenças podem ser transmitidas dos animais para os humanos, destacando principalmente a raiva.

Conhecida mundialmente, a raiva é uma doença que acomete o sistema nervoso central de todas as espécies de mamíferos, incluindo o homem, levando em geral a 100% de mortalidade.

O ciclo urbano da raiva ocorre por meio de cães, gatos e morcegos hematófagos, tornando a infecção de seres humanos algo possível de acontecer. Em geral, a transmissão ocorre por meio de mordeduras e arranhaduras de animais infectados aos seres humanos ou outros animais.

Desta forma, por ser um problema de saúde pública, cabe ao serviço público estabelecer normas para que possam intervir nessas situações, visando diminuir as chances de ocorrência do ciclo urbano da raiva.

Uma das formas do controle epidemiológico é por meio das campanhas de vacinação antirrábica dos humanos e também de cães e gatos. Isso se faz extremamente necessário para que possam ser estabelecidas barreiras imunológicas, interrompendo a transmissão entre as populações humanas, caninas e felinas.

Para auxiliar o combate e erradicação da raiva, a MSD possui a vacina NOBIVAC RAIVA, uma vacina inativada contra a raiva (Cepa Pasteur (RIVM), idêntica a de vacinas humanas), objetivando estabelecer imunidade em cães, gatos e ferrets saudáveis contra a possível contaminação.

Além disso, a MSD Saúde Animal faz parte de uma parceria com o projeto AFYA SERENGETI, contribuindo com a erradicação da raiva na África através de doação de vacinas.

Seja um tutor consciente e vacine seu Pet!

JUNTE-SE À LUTA GLOBAL CONTRA A RAIVA!

Wesley Alves Trindade

Médico Veterinário

Promotor Técnico Intersul Paraná – MSD Saúde Animal