Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Cuidados na prevenção da Leishmaniose

Saúde Animal

A leishmaniose visceral canina é uma doença causada pelo protozoário Leishmania infantum chagasi. Muitas vezes é silenciosa, até que seus sinais clínicos começam a aparecer, sendo os mais comuns: onicogrifose (crescimento exagerado das unhas do cão), perda de apetite com consequente emagrecimento, diarreia, vômito, feridas na pele (principalmente nas pontas das orelhas e no nariz), alterações hepáticas, aumento do baço e anemia.

Para que ocorra a transmissão da doença, é necessária a presença de um vetor, que no caso da Leishmaniose é o Lutzomyia longipalpis, popularmente conhecido como mosquito palha. Esse vetor, ao picar um animal infectado, pode levar esse protozoário a outros animais e até mesmo a seres humanos, já que a Leishmaniose é uma zoonose (doenças que são transmitidas de animal para o ser humano e vice e versa).

Para saber se seu cãozinho tem a doença ou não, é necessário levá-lo à uma consulta veterinária, onde o profissional vai poder avaliar clinicamente e realizar exames de sangue como o teste rápido imunocromatográfico, ELISA e PCR. Dependendo dos resultados, o veterinário conseguirá fechar o diagnóstico.

O tratamento da Leishmaniose consiste em amenizar e, muitas vezes, cessar todos os sinais clínicos da doença, porém, ainda hoje, não existem protocolos que promovam a cura total do animal que carrega o protozoário. Sendo assim, uma vez infectado, ele carregará a doença por toda a vida e terá que fazer acompanhamentos periódicos. O ponto positivo é que existem muitos protocolos de tratamento eficazes e que mantêm o animal saudável durante muitos anos.

Dito isto, a melhor forma é a prevenção! A Ouro Fino possui em seu portfólio a coleira Leevre, composta pelos princípios ativos Deltametrina e Propoxur, promove a repelência do mosquito palha com uma grande eficácia por até 6 meses. Basta colocá-la no pescoço do cão e, em contato com a pele, ela começa a agir, ajudando na proteção de seu animal.

Não espere o mosquito palha agir! Aposte na prevenção da Leishmaniose e conte com a Ouro Fino para essa missão!