Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Fique atento aos sinais da Diabetes no seu cão!

Saúde Animal

A doença acomete cães com idades entre quatro e 14 anos, com pico de prevalência entre sete e 10 anos, sendo as fêmeas mais acometidas em relação aos machos.

Entre as raças acometidas destacam-se Poodle, Schnauzer, Beagle, Spitz Alemão, Lhasa Apso, Labrador, Golden Retriever, Pastor Alemão, Cocker Spaniel, Rottweiler, Pastor de Shetland, Dachshund e Yorkshire. Comumente, o Diabetes mellitus também é diagnosticado em cães sem raça definida. As manifestações clínicas clássicas do DM incluem poliúria, polidpsia, polifagia e perda de peso. Ou seja, fique atento se o seu animal está bebendo uma quantidade maior de água, está urinando com maior frequência e maior intensidade e também mostra ter mais fome que o normal. Para o diagnóstico da doença o Médico Veterinário realiza alguns exames, principalmente a avaliação da glicemia em jejum, se constatada a Diabetes o médico veterinário define o melhor tratamento com o objetivo de eliminar as manifestações clínicas e evitar as complicações crônicas da doença.

O tratamento consiste em administrações diárias de insulina, manejo dietético e eliminar os fatores de resistência caso estejam presentes.

O diabetes canino e felino pode ser controlado com sucesso e facilmente com o diagnóstico e tratamento corretos, que inclui terapia insulínica. A insulina constitui um dos pilares do tratamento do diabetes mellitus. A MSD possui em seu portfólio a Caninsulin, única insulina veterinária do mercado, composta por insulina suína, idêntica a insulina do cão.

Geralmente o prognóstico é bom e o paciente diabético pode apresentar qualidade de vida semelhante a de um paciente saudável.

Renata Silveira Holzschuh Silveira
Médica Veterinária – CRMV-RS 14.428