Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Sarna Otodécica em Gatos: Saiba o que é e como prevenir

Saúde Animal

A sarna é uma doença de pele causada por ácaros que acomete animais de diferentes espécies, raças e idades. É altamente contagiosa e possui sintomatologias diversas. Você sabia que seu gatinho pode estar correndo perigo?

A sarna otodécica tem ocorrência frequente em felinos e causa coceira constante e insistente nos ouvidos do animal e se não tratada de forma correta pode se tornar um sério problema.

A otite externa é bastante corriqueira na clínica de pequenos animais, dentre seus diagnósticos diferencias temos a causadas por ácaros que podem acometer tanto cães quanto gatos. O Otodectes cynotis são comumentes encontrados no conduto auditivo dos animais e ali se alimentam e se proliferam rapidamente. Causam intensa coceira, irritação, formação de crosta de coloração marrom-avermelhada e podem servir de porta de entrada para bactérias e fungos.

A transmissão desse ácaro ocorre através de contato direto com outro animal ou do contato com superfícies, instrumentos e objetos infectados. Esse tipo de sarna não é contagioso para humanos sua transmissão ocorre somente entre animais.

O diagnóstico da sarna otodécica de gatos é feito pelo médico veterinário com base na sintomatologia, histórico e exames auxiliares como a otoscopia, raspado de pele entre outros. O tratamento desta enfermidade também será conduzida pelo profissional, no mercado temos diferentes tipos de medicamentos e somente ele saberá qual é o mais indicado para o seu animalzinho.

Mas afinal, tem como evitar a sarna otodécica em gatos?
A resposta é sim! Evitar o contato com outros animais contaminados e fornecer alimento de boa qualidade com bons nutrientes balanceados são alguns cuidados básicos que devemos ter como rotina.

A aplicação periódica de vermífugos e antipulgas se faz necessário mesmo em animais exclusivamente domiciliados, para esses temos Bravecto Plus gatos que com uma única dose com duração de 12 semanas previne pulgas, realiza o tratamento contra Toxocara e Ansilostoma, vermes intestinais que também podem infectar humanos, e possui indicação de bula para a prevenção de Otodectes cynotis, causador da sarna de ouvido.

Assim como as demais doenças que podem acometer os animaizinhos a melhor maneira de evitar a sarna otodécica é prevenindo. Consulte um médico veterinário para certificar qual a melhor opção para o seu companheiro.

Caroline Mazzochi Sutili
Médica veterinária
CRMV-RS 19500
Promotora técnica Intersul – MSD Saúde Animal