Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

DOENÇAS TRANSMITIDAS POR PULGAS E CARRAPATOS

Saúde Animal

Pulgas e carrapatos infestam cães, gatos, outros mamíferos domésticos, roedores, aves, animais silvestres e o homem também. São parasitas externos, que se alimentam de sangue (hematófagos) e vivem na superfície externa de um animal hospedeiro por, pelo menos, parte do seu ciclo de vida.

As pulgas adultas preferem ser parasitas permanentes em um único animal hospedeiro. São totalmente dependentes de uma oferta constante de sangue do mesmo e começam a alimentar-se dentro de 5 minutos após a chegada. Uma ingestão de sangue pode durar de 20 minutos a duas horas e meia. Pulgas fêmeas e machos se alimentam do sangue de cães e gatos, mas as fêmeas consomem mais sangue para favorecer a produção de ovos (uma pulga fêmea pode ingerir 15 vezes seu próprio peso em sangue, a cada dia).

Os carrapatos por sua vez são mais fáceis de serem encontrados no ambiente, pois passam a maior parte da vida em seus ninhos e não no animal. Nestes ninhos eles fazem a troca de fase de vida (ovo-larva-ninfa-adulto) e põem os ovos; normalmente estes ninhos são próximos de onde o animal dorme. Com relação à alimentação, diferentemente da pulga, o carrapato tanto pode se fixar imediatamente como pode levar algum tempo para migrar para um local preferencial de fixação e então iniciar a alimentação. A ingestão de sangue pelos carrapatos pode durar de 1 a 2 dias. Quando cheias de sangue (ingurgitadas), as fêmeas se desprendem do hospedeiro para fazer a postura dos ovos (que podem ser milhares).

Ambos os parasitas agridem a saúde dos animais, causando anemia, e tem a possibilidade de transmitir doenças. Dentre os parasitas causadores de doenças transmitidos pelas pulgas, podemos citar o Dipylidium caninum (Dipilidiose), Rickettsia felis, Bartonelose (doença da arranhadura do gato), Yersinia pestis e Rickettsia typhi. Todos eles de grande importância médica e econômica por serem zoonoses (doenças infecciosas de animais capazes de ser transmitidas para o ser humano). Além destas zoonoses, temos também os casos de animais com dermatite alérgica à pulga (reação alérgica à saliva da pulga), que acontece quando as pulgas picam o animal e depositam saliva na pele ou sob a mesma. A reação alérgica provoca prurido intenso que perdura por muito tempo depois da picada da pulga.

No caso dos carrapatos, os parasitas que podemos usar como exemplo são: Babesia, Rickettsia, Erlichia, Borrelia e Anaplasma. São causadores de doenças que assustam mais os donos de cachorros, pois apesar de existir tratamento e cura, elas podem ser fatais e podem ser transmitidas através de uma única alimentação de um único carrapato. Além de todas estas doenças citadas que ambos parasitas podem transmitir, existem muitas outras possibilidades de infecção sendo investigadas.

Para prevenir estas doenças, o uso de ectoparasiticidas associado ao tratamento ambiental é essencial. Para uma prevenção efetiva no animal, precisamos associar (1) conveniência para o proprietário para que ele tenha a adesão correta ao tratamento, (2) segurança para usar o produto e (3) uma proteção rápida, uniforme e duradoura, tendo uma efetividade alta por todo o período que o produto se propõe a tratar. Assim o animal ficará continuamente protegido e saudável.

A Intersul possui uma linha de Antiparasitários para os Pets! Confira em nosso site.

Estas dicas foram úteis para você? Então compartilhe com um amigo e continue acompanhando nosso blog para saber mais.