Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

OBESIDADE EM CÃES E GATOS

Saúde Animal

Os animais estão cada vez mais se adaptando ao cotidiano dos humanos, e boa parte deles está adotando um estilo de vida que muitas vezes é contrário a sua natureza.  Como consequência disso eles acabam compartilhando algumas das nossas doenças também, dentre elas a obesidade.

No Brasil, estima-se que 30% dos cães e 25% dos gatos sejam obesos, uma porcentagem bem significativa. Para o animal ser considerado obeso ele deve ter 15% de excesso de peso.

Assim como em seus donos, a obesidade nos animais é principalmente causada pelo sedentarismo e má alimentação. A obesidade pode desencadear outras doenças, como diabetes, doenças cardíacas, respiratórias e circulatórias, além de diminuir a expectativa de tempo de vida.

Confira as principais causas da obesidade e o que pode ser feito para combatê-la.

Alimentação

A maioria das pessoas oferece alimentos humanos a seus animais, e isso pode provocar alergias, problemas gástricos e queda de pêlos. Até mesmo os petiscos desenvolvidos especialmente para os Pets devem ser consumidos com moderação, conforme as orientações da embalagem, assim como a ração.

Uma dica aqui para os animais que estão com sobrepeso é oferecer uma ração que tenha as calorias reduzidas, menores índices de carboidratos na sua composição, além de dividir a porção diária em três refeições, isso ajuda a acelerar o metabolismo e a perder peso.

Sedentarismo

Os animais que vivem em locais menores, como em apartamentos, tem seu gasto calórico reduzido. Cães precisam passear ao menos duas vezes por dia.

Genética

Algumas raças são mais propensas a ganhar peso do que outras, nestes casos a atenção com a alimentação do Pet deve ser redobrada e a carga de exercícios também deve aumentar conforme a predisposição da raça.

Castração

Cães e gatos castrados têm mais facilidade para engordar, devido a interrupção na produção de hormônios. A solução é controlar a alimentação, com ração de baixa caloria e exercícios físicos diários.

E você? Esta cuidando bem da saúde dos seus Pets? Continue acompanhando o blog para saber sobre mais assuntos!