Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Carrapato Bovino (Boophilus Microplus)

Saúde Animal

Os prejuízos causados pelo carrapato dos bovinos, na pecuária são inúmeros, seja pelos danos causados decorrentes da sua ação direta como anemia, perda de peso e produção dos animais, desvalorização do couro (este não tanto importante nos dias de hoje) e miíases ou de forma indireta sendo agente vetor de doenças como a tristeza parasitária bovina (complexo de doenças babesiose e anaplasmose), além dos gastos com medicamentos e mão de obra.

O ciclo de vida dos carrapatos é dividido em dois períodos, o primeiro é conhecido como parasitário e dura cerca de 21 dias. Quando ocorre o desenvolvimento do parasita no bovino, seu hospedeiro é subdividido em fases de larva, ninfa e metaninfa, sendo que nesta última o parasita não é vulnerável aos carrapaticidas, mesmo os injetáveis, pois está protegido por uma dupla cutícula e não suga sangue. Esta fase dura cerca de 7 dias, assim como a fase adulta, quando as fêmeas se ingurgitam de sangue e caem dos bovinos.

Já o segundo período conhecido como Vida livre, ocorre logo após que a fêmea desce para o solo. Cerca de 3 dias após a queda, ela estará pronta para começar a fazer a postura dos ovos, aproximadamente 3 mil ovos, podendo durar até 4 semanas, dependendo da temperatura e umidade. A partir desta semana os ovos começam a eclodir. As larvas necessitam de 1 semana para estarem aptas a fixarem-se no hospedeiro e continuarem seu desenvolvimento, iniciando novamente a fase parasitária. Meses mais quentes e úmidos são essenciais para o desenvolvimento dos ovos.

ciclo evolutivo do carrapato

Existem particularidades nas regiões devido às diferenças climáticas existentes em nosso país e também pela variedade das raças bovinas, determinando a suscetibilidade do rebanho frente aos parasitas.

Durante o inverno devido às baixas temperaturas na região sul e baixa umidade no centro oeste, há um pequeno número de carrapatos e baixa infestação de larvas nos animais. Em algumas propriedades existe um nível de infestação alta mesmo no inverno. Em propriedades cujo o carrapato venha sendo controlado, recomenda-se o tratamento no final do inverno até o início da primavera.

Para isso, devemos conhecer o ciclo de vida do parasita, sua relação com o meio ambiente, hospedeiro e através dos instrumentos disponíveis para o controle, como produtos carrapaticidas na forma de pulverização, aspersão ou imersão, puor on, ou injetáveis.

Devemos adotar programas de controle estratégico do parasita conforme o problema e realidade de cada propriedade, pois nem todas são iguais.

O protocolo adotado na região da fronteira em algumas propriedades consiste:

Agosto: 3 banhos com intervalos de 15 a 18 dias, sempre se possível cuidar a previsão do tempo, caso tenha chuva marcada para estes dias sempre antecipar e nunca adiar. Após o 3º banho, cuidar o intervalo que o gado irá permanecer limpo até pintar o carrapato (carrapato tamanho da cabeça de um palito de fósforo), pois é quando devemos banhar.

m1

Setembro: Se a temperatura média ainda estiver abaixo de 18°c seguir com banho estratégico e usando um injetável 3,5% para auxiliar no controle e tentar aumentar o intervalo entre os manejos.

m12

Outubro: Cuida-se o intervalo de duração do último manejo realizado e nessa época as temperaturas têm tendências a aumentar acima de 18°c. Aqui utilizamos uma aplicação de Tick Gard Pour-on (fipronil 1,25 + Fluazuron 2,5) adulticida mais inibidor de crescimento.

m123

Novembro: Sempre observando! Nas propriedades atendidas, aplicamos apenas um fluazuron 30 a 45 dias após a aplicação do tick gard.

Algumas propriedades passaram o mês de novembro sem precisar fazer nenhum manejo para o carrapato.

Dezembro: Sempre observando como se porta o parasita, tipo e grau de infestação!

Aqui se utiliza uma segunda aplicação de tick gard ou apenas um fluazuron com o gado limpo:

Janeiro: Observando e se preciso usa-se tick gard ou dependendo do intervalo o uso de banho.

Fevereiro: Observando e se preciso usa-se tick gard ou dependendo do intervalo o uso de banho.

Março: Observando e se preciso usa-se tick gard ou dependendo do intervalo o uso de banho.

Abril: Aqui se não for usado o tick gard em Março se faz uma aplicação antes de começar a baixar as temperaturas junto a Solution 3.5%.