Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

A INFLUÊNCIA DE ANTICORPOS MATERNAIS NA IMUNIZAÇÃO DE FILHOTES

Saúde Animal

Anticorpos Maternais

Os anticorpos maternais que são disponibilizados aos filhotes por via transplacentária e colostro são essenciais para a proteção, até que sejam capazes de desenvolver sua própria imunidade.
Os níveis desses anticorpos decaem com o tempo, de acordo com quantidade de colostro ingerida pelo filhote e com as características específicas de cada agente causador de doença, atingindo um nível não mais protetor. Esse nível constitui a janela de vulnerabilidade desses filhotes.

Janela de Vulnerabilidade

Janela de Vulnerabilidade é o período em que os anticorpos maternais não conferem mais proteção, mas interferem na resposta desse filhote à vacinação, impedindo que ele desenvolva sua própria imunidade frente ao estímulo vacinal.HHH

Título de anticorpos maternos e anticorpos de filhotes em semanas,
demonstrando a janela de vulnerabilidade. Influência de anticorpos
maternos sobre a imunização de filhotes.

Fonte: Dagnone, A. S., Tinucci-Costa, M. (2018) Doenças Infecciosas
na Rotina de Cães e Gatos no Brasil 61.

A utilização de vacinas com alto título viral como Nobivac Puppy e Nobivac Dhppi+L, possibilitam uma imunização mais precoce de filhotes, pois possuem maiores chances de ultrapassarem os níveis de anticorpos maternais, reduzindo assim, o período da janela de vulnerabilidade.

Fonte: Day, M. J., Crawford, C., Marcondes, M., Squires,
R. A. (2020) Recomendações sobre a vacinação para
veterinários de pequenos animais da América Latina:
um relatório do Grupo de Diretrizes de Vacinação WSAVA, 18.
Graig, E. G., Julie, K. L. (2015) Infectious Diseases of the dog
and cat 100, 1209-1211.