Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Carbúnculo, o que é e como tratar

Saúde Animal

O carbúnculo é uma doença infecciosa que causa inflamação nos músculos, toxemia grave e alta mortalidade. É a maior causadora de prejuízos do lado de dentro da porteira pois causa grandes perdas econômicas nas criações bovinas.

A doença ocorre pela multiplicação das bactérias e pela produção de toxinas no tecido muscular, causando assim uma lesão local e toxemia. O que deixa as coisas ainda mais difíceis é o fato desses micro-organismos terem uma alta taxa de mutação e seus esporos (sementinhas) persistirem por muitos anos no campo, água e alimentos.

As infecções podem causar vários tipos de lesões, especialmente nos tecidos musculares, onde causa necrose e óbito rapidamente.

Como tratar Carbúnculo?

Devido a sua alta taxa de mutação se torna praticamente impossível o tratamento com antibióticos, tornando a vacinação a nossa única arma contra este vilão.

Para a vacinação temos a Covexin-9, contendo 9 cepas diferentes que além de proteger contra as infecções mionecróticas, protege contra doenças hepáticas e enterotoxêmicas, causadas pelos microorganismos do gênero clostridium. Indicamos sua aplicação a cada 6 meses, para que haja uma boa memória vacinal.

Entre em contato com os promotores da Intersul/MSD e tire suas dúvidas, estamos prontos para lhe auxiliar.