Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Giardíase: saiba mais sobre essa doença intestinal

Pet Shop

A giardíase é uma das principais doenças intestinais que afetam os animais domésticos. É causada por um protozoário (Giárdia spp.) e também acomete o homem, ou seja, é uma zoonose (doença transmitida dos animais ao homem).

A transmissão fecal-oral, pela ingestão de água e alimento infectados ou pelo ambiente é muito comum e os cistos resistem por muito tempo no ambiente, principalmente no inverno.

Após a infecção, o animal pode desenvolver a doença e apresentar sintomas gastrointestinais como diarreia pastosa com muco, crônica, intermitente, anorexia, vômito, perda de peso e letargia. Animais infectados podem também não apresentar sintomas, porém, devem ser tratados!

O tratamento com o princípio ativo FEBENDAZOL (Fenzol®) é o de eleição para a giardíase por ser considerado um ativo de referência superior, quando comparado a outras drogas. A desinfecção do ambiente é imprescindível para o sucesso do tratamento. Recomenda-se o uso de Hysteril®, desinfetante à base de amônia quaternária com grande poder germicida. Banhos com Sept Clean® (clorexidine 1%) durante o tratamento é eficaz na remoção de fezes e cistos dos pelos, evitando a transmissão animal-animal e animal-humano.

Além das medidas mencionadas, é importante oferecer água tratada, recolher as fezes dos animais e manter a limpeza diária dos utensílios como vasilhas de água e alimentos dos pets.