Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

A IMPORTÂNCIA DA CASTRAÇÃO EM CÃES E GATOS

Saúde Animal

A importância da castração dos cães e gatos está relacionada com o controle populacional dos animais domésticos. É uma forma de evitar que animais (principalmente filhotes) sejam abandonados, além disso, também pode trazer outros benefícios para o animal e seu proprietário. Entenda um pouco mais sobre o assunto:

Castração de fêmeas de cães e gatos

A cirurgia para castração de cães e gatos fêmeas é chamada  de Ovário-Histerectomia. Nesta cirurgia, feita com anestesia geral, retira-se o útero, as tubas uterinas e os ovários.

Após a cirurgia, a recuperação tem duração média de 7 a 10 dias e é necessário manter o animal sob cuidados do Médico Veterinário, fazer a limpeza diária do local da cirurgia com produtos adequados e uso de analgésicos se necessário e antibiótico, até ser feita a retirada dos pontos.

É indicado o uso de colar elizabetano ou roupa cirúrgica, para evitar que o pet morda e rompa os pontos da cirurgia.

Vantagens: A castração precoce nas fêmeas, antes do primeiro cio, reduz em até 95% as chances do animal apresentar tumor de mama na fase adulta. Previne o aparecimento de piometra (doença causada por acúmulo de pus dentro do útero, que se não for tratada a tempo, pode ocasionar a morte da fêmea), metrite, tumor de ovário e útero, TVT (tumor venéreo transmissível) e pseudociese (gravidez psicológica). A fêmea não entrará mais no cio, não atraindo machos e evitando a ocorrência de gravidez indesejada, consequentemente não há abandono de ninhada.

Castração de machos de cães e gatos

A cirurgia para castração de cães e gatos machos é chamada de Orquiectomia. A cirurgia é realizada com anestesia geral, retira-se os testículos preservando a bolsa escrotal.

Após a cirurgia, a recuperação também ocorre de 7 a10 dias, preferencialmente mantendo acompanhamento sob os cuidados do Médico Veterinário, fazer a limpeza diária do local com os produtos específicos, fazer o uso de analgésico se necessário e antibiótico, até a retirada dos pontos (no caso de cães). O uso do colar elizabetano é aconselhável apenas para animais mais estressados.

Vantagens: Se realizada durante a juventude, evita hábitos inconvenientes como demarcação de território com urina, evita brigas por dominância e disputa por território em locais onde convivem vários animais juntos. Evita contágio de algumas doenças infecciosas transmitida por saliva/mordida e a raiva. Previne também doenças como tumor de próstata e consequentemente hérnia perineal e perianal (principalmente em cães).

Desvantagens para ambos os sexos

Tendência a ganho de peso, pela diminuição da ação hormonal, porém esse ganho de peso depende de outros fatores como espécie, porte do animal, idade, predisposição racial e genética, hábitos alimentares e atividade física.

O animal pode tornar-se um pouco mais sedentário (o que não interfere necessariamente em sua função de guarda, para cães com essa característica), os animais castrados mantém a mesma capacidade de desempenho.

A castração precoce pode retardar o fechamento de fises de ossos longos, fazendo com que esses ossos fiquem um pouco mais compridos, levando a um animal “mais alto”.

Cuidados

Vale lembrar que assim como qualquer procedimento cirúrgico, a castração envolve riscos, e por isso deve ser realizada sempre pelo Médico Veterinário em uma clínica ou hospital veterinário, devidamente equipados. A alimentação deve ser balanceada.

Importância da castração na posse responsável

Sabendo dos benefícios médicos da castração para o animal, é importante que as pessoas conscientizem-se de que reproduzir um animal não é uma decisão a ser tomada sem pensar, ou então decidida pelo pensamento de que é necessário a fêmea ter ao menos uma cria durante a vida (o que não é correto, pois a castração precoce previne vários problemas de saúde), os cães e gatos não copulam por prazer e sim para perpetuar a espécie.

Uma fêmea grávida gera alguns gastos com exames gestacionais, podem precisar de cesariana, além de poderem gerar ninhadas numerosas. É preciso também ter algum conhecimento sobre a raça, fazer exames para identificar ou descartar presença de doenças reprodutivas ou hereditárias.

Por estes motivos a decisão  de castrar o  cão ou gato, prevenindo com isso o aparecimento de várias doenças no animal, torna-se muito importante.

Não deixe de buscar sempre o melhor para o pet! Confira mais em nosso blog!