Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Os Prejuízos Causados Pela Verminose em Bovinos

Saúde Animal

Sabemos que a verminose causa severos prejuízos à pecuária brasileira, prejuízos esses de grande impacto na produção de leite e carne. Atualmente os prejuízos causados pela verminose estão em torno de US$ 14 bilhões de dólares ao ano na pecuária nacional. A verminose pode também ocasionar perdas secundárias como baixa de imunidade, redução na eficiência reprodutiva e afetar o bem-estar dos animais.

A sanidade dos bovinos é de suma importância para termos um bom desempenho zootécnico, portanto, implementar um controle estratégico de verminose com produtos de qualidade traz benefícios adicionais aos pecuaristas. Com menores chances de ter perca por verminose, aumentando o desempenho animal e consequentemente a rentabilidade da fazenda.

Os bovinos podem servir de hospedeiro para várias espécies de parasitas, abrigando-os em diferentes compartimentos do aparelho digestivo, no fígado e no pulmão.

Os vermes podem atingir os bovinos por diferentes vias de infecção, sendo a via oral a mais comum, onde as larvas são ingeridas quando presentes nas pastagens. Existem espécies de vermes onde a entrada no animal ocorre pela via cutânea ou até mesmo passarem da vaca para o bezerro através do colostro.

Temos dois grupos de vermes, os vermes chatos (tênia e fascíola) esses se caracterizam por serem hermafroditas, corpo mole e achatado. E os vermes redondos (Cooperia, Haemonchus) na sua maioria são gastrointestinal, também existindo espécies que parasitam os pulmões, esses parasitas apresentam vida livre na fase de larva.

Todas as classes de vermes podem causar quadros como: diarreia, fraqueza, diminuição da ingestão de alimentos e retardo no desenvolvimento, entre outros sintomas. Lembrando que mesmo os animais que não apresentam sintomas clínicos podem conter verminose e ter uma redução na sua performance.

Pensando em otimizar os lucros dos pecuaristas a Intersul conta com produtos da MSD saúde animal de alta eficácia para auxiliar no combate da verminose.

Solution 3,5%: Um produto único com uma combinação exclusiva de IVERMECTINA 2,25% e ABAMECTINA 1,25%, sua carência para ABATE é de 92 dias após a ultima aplicação e para LEITE não é indicado. Não utilizar em animais com menos de 6 meses de idade, dosagem 1ml/50kg, via subcutânea.

Exceller:  Um produto a base de DORAMECTINA 1%, sua carência para ABATE é de 28 dias e para LEITE 10 dias após a ultima aplicação. Dosagem 1ml/50kg, via subcutânea ou intramuscular.

Ranger 1%: Um produto a base de IVERMECTINA 1%, sua carência para ABATE é de 35 dias após a ultima aplicação e para LEITE não é indicado. Dosagem 1ml/50kg, via subcutânea.

Ranger 3,5%: Um produto a base de IVERMECTINA 3,5%, sua fórmula é TIXOTROPICA DE AÇÃO PROLONGADA, sua carência para ABATE é de 122 dias após a última aplicação e para LEITE não é indicado. Dosagem 1ml/50kg, via subcutânea.

Avotan 1%: Um produto a base de ABAMECTINA 1%, sua carência para ABATE é de 28 dias após a última aplicação e para LEITE não é indicado. Não tratar animais com menos de 16 semanas de idade, e não usar em animais debilitados. Dosagem 1ml/50kg, via subcutânea ou intramuscular.

Panacur 10%: Um produto a base de FEMBENDAZOL 10%,sua carência para ABATE 11 DIAS após a última aplicação e para LEITE 5 dias após a última aplicação. Dosagem 1ml/20kg via oral.

Lancer 1%: Um produto a base de ABAMECTINA 1%, sua carência para ABATE 21 dias após a última aplicação, e para LEITE não é indicado. Não aplicar em bezerros com menos de 4 meses de idade, dosagem 1ml/50kg de peso vivo via subcutânea.        

Supramec Pour-On: Um produto a base de IVERMECTINA 5mg, sua carência para ABATE 28 dias após a última aplicação, e para LEITE não possui carência. Dosagem 1ml/10kg de peso por via pour-on.