Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Otite canina: causas, sintomas, diagnósticos e tratamento.

Saúde Animal

A otite canina é uma das doenças inflamatórias mais comuns nos cachorros, principalmente nos cães com orelhas pendulares “caídas” que tem menor ventilação e por isso ficam mais úmidas favorecendo o desenvolvimento de bactérias e fungos.

A otite canina é a inflamação do conduto auditivo e caso ela se agrave, pode ser muito dolorosa e gerar grande desconforto para seu cachorro. Por isso a causa deve ser identificada e tratada rapidamente, pois casos crônicos ou mal curados da otite canina, podem resultar em perfuração de tímpano e surdez ou tornar-se caso cirúrgico necessitando realizar a retirada de conduto auditivo.

Assim que identificar os sintomas, você precisa procurar um veterinário de sua confiança para confirmar o diagnóstico da inflamação através de exames clínicos e complementares, que irão identificar que tipo de microorganismo afetou o conduto auditivo. Somente após diagnosticar o agente causador, o cachorro poderá ser tratado.

Sintomas da Otite Canina.

Cheiro forte, o cachorro sente dor ao ter sua orelha tocada, ou ao movimentar a orelha, costuma balançar a cabeça frequentemente, na intenção de coçar, tenta esfregar a orelha em todo lugar, sai da orelha do cachorro uma secreção amarelada ou mais escurecida, vermelhidão ou sangramento da orelha do cachorro.

Diagnóstico.

O diagnóstico deve ser feito por um médico veterinário, com o apoio de um otoscópio (equipamento utilizado para visualização interna do conduto auricular), o médico veterinário irá avaliar a gravidade do caso.

Tratamento.

O tratamento da otite canina consiste na limpeza do conduto auricular acometido, e também, terapia medicamentosa escolhida pelo profissional habilitado. Dependendo do grau e da severidade da otite, o animal deve ser sedado, devido à dor que a inflamação causa. O tratamento da otite não pode ser feita pelo tutor, pois caso seja feito de modo incorreto, pode levar à perda da audição do animal. Tem produtos que melhoram consideravelmente a otite canina, como o Otomax e o Posatex.

Prevenção.

A prevenção da otite consiste em vários fatores, como por exemplo: Não deixar o animal levar ventos fortes em excesso no rosto, não molhar a parte interna da orelha na hora do banho, fazer a limpeza do ouvido com soluções apropriadas, escolhidas pelo médico veterinário, e, diante de qualquer comportamento anormal do animal, levá-lo imediatamente a um profissional. jamais tome decisões precipitadas, aplicando soluções sem uma prescrição médica no animal, pois pode agravar ainda mais o quadro da doença, A otite é uma doença de fácil tratamento e bom prognóstico, então é muito mais válido confiá-la a um acompanhamento de um profissional.

Os melhores produtos para otite canina, você encontra na Intersulvet: http://www.intersulvet.com.br/pesquisa/posatex