Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

Outubro Rosa: mês de alerta a prevenção ao câncer de mama pet

Saúde Animal

Todos sabem que outubro é o mês de alerta a prevenção do câncer de mama em mulheres, também conhecido como Outubro Rosa. Infelizmente, essa doença também ocorre em fêmeas de cães e gatos não castrados. Aliás, os tumores nas mamas ou neoplasias são o tipo mais comum de câncer detectado em cadelas e gatas.

Em 70% dos casos de câncer de mama em cadelas, há ocorrência de tumores malignos. Já em gatas, o percentual aumenta para 80% a 90%.

Fatores como genética, utilização de hormônios (‘’anticoncepcionais’’), entre outros, podem influenciar no aparecimento da doença. As fêmeas não castradas com idade entre 10 e 11 anos têm maior risco de desenvolver o câncer.

Por isso, especialistas alertam que a castração precoce é a melhor maneira de prevenir o aparecimento de tumores mamários em gatas e cadelas.

Para diagnosticar o câncer em animais, os tutores podem observar o aparecimento de nódulos, pólipos ou aumento de volume no tecido mamário. Mesmo no ambiente doméstico, ao observar qualquer alteração consulte um médico veterinário.

Quanto mais cedo o diagnóstico for realizado, maior será a chance de cura para o animal de estimação. Por isso é importante ficar atento a qualquer alteração.

Lembre-se, a castração é a melhor maneira de prevenir seu animal de estimação do câncer de mama e qualquer dúvida, consulte um médico veterinário. Castração, um ato de amor!