Confira nossas dicas e conteúdos sobre produtos veterinários no Blog da Intersul, uma distribuidora com atuação em todo o Rio Grande do Sul!

VÔMITO E NÁUSEA EM CÃES E GATOS: QUANDO RECORRER AO VETERINÁRIO?

Saúde Animal

O vômito está entre os motivos mais comuns de cães e gatos serem levados ao médico veterinário.  Mas o que é o vômito? Vômito nada mais é do que a eliminação de conteúdo gástrico e/ou duodenal parcialmente digerido pela cavidade oral.

Vômito não significa necessariamente um problema sério, mas é um sinal de alerta de que seu animalzinho está precisando de uma atenção especial do médico veterinário. Se seu cão ou gato vomita uma vez por semana ou com mais frequência, saiba que isso pode ser sim um sinal de perigo oriundo das mais diversas causas.

O vômito pode ser causado devido a dieta inadequada, troca repentina de ração, ingestão de gramíneas rotineiramente feita pelos felinos, ingestão de corpo estranho (brinquedos, lixo) principalmente por filhotes, cinetose (náusea e/ou vômito ao passear de carro), remédios caseiros, leite, gordura de churrasco e/ou outros alimentos que não devem ser oferecidos para os animais.  

O vômito também pode ser causado devido a problemas mais graves como, parasitas intestinais persistentes (nematódeos, cestódeos e protozoários), tricobezoares (acúmulo de pelos no estomago de felino), reação a ingestão de medicamento, doenças inflamatórias entéricas, alergias alimentares, gastrite aguda, neoplasias gastro entéricas, doenças infecciosas (cinomose, parvovirose), envenenamento, ingestão de pesticida, intoxicações, estresse, doença renal crônica ou doenças metabólicas em geral.  Nesses casos é importante uma investigação mais aprofundada, pelo médico veterinário, para permitir detectar qual o tipo de condição patológica ou não patológica o seu animalzinho sofre e qual melhor tratamento.

É importante que o tutor saiba diferenciar vômito de regurgitação, regurgitação é a capacidade de expulsar substâncias não digeridas, água ou saliva que estão no final da boca, no esôfago ou no estômago. Os felinos, por exemplo, regurgitam frequentemente, para expulsar bola de pelos que ficam no seu tubo digestivo devido aos seus hábitos de higiene. Outra causa frequente de regurgitação é quando ocorre a troca de ração e os animais eliminam a ração praticamente inteira pela cavidade oral, comer rapidamente também pode acontecer o mesmo.

O médico veterinário precisa ter em mente que o vômito é uma manifestação clínica, sendo imprescindível a pesquisa de uma causa base. Exames complementares devem ser solicitados com base nas informações obtidas na conversa com o tutor e nos achados no exame físico do paciente.

O tratamento da náusea e vômito deve ser empregado, mas não como uma terapia única e exclusiva.  As terapias antieméticas age na diminuição de estímulos ou no bloqueio do centro do vômito. A onsansetrona (EMEDRON 1%) por exemplo, é indicada e eficaz tanto no tratamento de náuseas quanto no de vômito em cães e gatos. Outros fármacos, embora não sejam classificados farmacologicamente como antieméticos, podem auxiliar em pacientes com vômito crônico, principalmente quando este ocorre por causas metabólicas ou hiperacidez gástrica, como o antissecretório Omeprazol (GAVIZ) A Mirtazapina (MIRTZ), estimulante de apetite bastante utilizado para gatos, pode contribuir na redução da náusea e do vômito na espécie felina.

Como podemos prevenir a náusea a o vomito do seu pet? Controlar a quantidade de alimento a ser fornecida, siga as orientações do seu veterinário, e dê água limpa e fresca. Utilize alimento de alta digestibilidade, moderado teor de gordura e forneça de modo fracionado (em pequenas quantidades). Quando ocorrer troca de ração, mude para a nova comida gradualmente, ao invés de tudo de uma vez.  Em caso de gatos que eliminam bola de pelo através da regurgitação, recomenda-se a administração de BALL FREE, suplemento alimentar que auxiliam na digestão e eliminação do pelo através das fezes.

Devemos sempre ter em mente que o médico veterinário deve ser consultado para melhor conduta clínica com seu animal de estimação.

Bianca Lemos dos Santos

Médica Veterinária – CRMV/RS 14649

Doutora em Ciência Animal

Promotora técnica Agener Pet – Intersul